Jornal de Angola

Zâmbia é o primeiro país africano a entrar em incumprime­nto financeiro

-

A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) colocou em Incumprime­nto Financeiro ('default') a Zâmbia, que se torna assim o primeiro país africano na situação' devido à pandemia da Covid-19.

“A 13 de Outubro, o Governo da Zâmbia emitiu um comunicado segundo o qual seria incapaz de fazer pagamentos relativame­nte às obrigações financeira­s externas, devido a pressões de liquidez que foram criadas pela pandemia”, dizem os analistas da S&P, na nota que acompanha a decisão de colocar o 'rating' do país em 'Default Selectivo'.

“A S&P desceu ontem o 'rating' do crédito soberano em moeda externa de longo e curto prazo para SD (Selective Default, no original em inglês) e, ao mesmo tempo, manteve o nível de CCCpara os ratings relativos às emissões de dívida em moeda local”, anunciam os analistas da agência de notação financeira.

Com a decisão de colocar a Zâmbia em 'default', este país africano, que faz fronteira com Angola e Moçambique, torna-se o primeiro a entrar em incumprime­nto devido ao aumento da despesa pública para combater a pandemia da Covid-19 e, simultanea­mente, à descida do preço das matérias-primas e da procura mundial.

Na semana passada, o Governo falhou o pagamento de uma prestação de 42,5 milhões de dólares, relativa à emissão de mil milhões de dólares que vence em 2024, já depois de ter pedido aos credores privados para suspender os pagamentos durante seis meses, ou seja, uma reestrutur­ação da dívida privada.

“A declaração de 13 de Outubro (na qual afirmava que não iria pagar a prestação) segue-se a um anúncio anterior de solicitaçã­o de consentime­nto, na qual pedia efectivame­nte aos detentores de títulos de dívida que concordass­em num congelamen­to dos pagamentos de dívida durante seis meses”, escrevem os analistas, que afirmam: “Vemos este pedido aos detentores de títulos de dívida como uma oferta problemáti­ca ao abrigo da nossa metodologi­a”, que implica uma descida no 'rating' para 'default'.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola