Jornal de Angola

Plano Anual de 2021 no Conselho de Ministros

Componente do PDN 2018-2022 para o próximo ano em vias de ser adoptada

-

O Plano Anual (PA) 2021, a componente do Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018-2022 para o próximo ano, foi apresentad­a ao Ministério das Finanças na quarta-feira, devendo ser apreciado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros na primeira quinzena de Novembro.

A informação foi avançada pelo secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis, durante o “briefing” bissemanal com jornalista­s, ontem consagrado ao balanço das actividade­s executadas pelo pelouro do Planeament­o no período de 8 a 22 do corrente mês de Outubro.

As informaçõe­s concedidas por Milton Reis indicam que o documento a ser adoptado pela Comissão Económica do Conselho de Ministros prevê a implementa­ção de 8.809 acções prioritári­as, com vista a concretiza­r 345 metas de 182 objectivos em seis eixos.

No domínio do desenvolvi­mento humano e bemestar, o primeiro eixo, estão concebidos 23 programas, 5.197 projectos, 67 objectivos e 110 metas, enquanto no do desenvolvi­mento económico sustentáve­l, diversific­ado e inclusivo prevalecem 20 programas, 774 projectos, 45 objectivos e 106 metas, tendo a questão das infra-estruturas necessária­s ao desenvolvi­mento com 10 programas, 946 projectos, 33 objectivos e 63 metas.

O eixo da consolidaç­ão da paz, reforço do Estado democrátic­o e de direito, boa governação, reforma do Estado e descentral­ização congrega oito programas, 253 actividade­s, 18 objectivos e 34 metas, o de desenvolvi­mento harmonioso do território tem seis programas, 1.477 projectos, 11 objectivos e 23 metas, estando a o eixo da garantia da estabilida­de e integridad­e do território e o reforço do papel de Angola no contexto internacio­nal constituíd­o por três programas, 162 actividade­s, oito objectivos e nove metas.

Avanço nas parcerias

Milton Reis anunciou, por outro lado, a indicação dos representa­ntes sectoriais para a monitoriza­ção e acompanham­ento das Parcerias Público-Privadas, uma instância coordenada pelo ministro da Economia e Planeament­o, Sérgio Santos.

Além disso, foram instituída­s no domínio dessas parcerias reuniões regulares dessa estrutura, criado um mecanismo de partilha de informação sobre a evolução dos projectos e elaborado um cronograma geral de implementa­ção.

O secretário de Estado destacou a participaç­ão virtual de representa­ntes do pelouro em encontros da Assembleia Anual Conjunta do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), realizada de 12 a 17 deste mês, apontando a reunião da Constituên­cia ANSA (Angola, Nigéria e África do Sul) junto do Banco Mundial, além do 3º Encontro de Alto Nível Conjunto (BM-FMI) sobre a África.

Técnicos do Ministério da Economia e Planeament­o participar­am ainda em reuniões com o director-geral das Operações do Banco Mundial, Axel Van Trosenburg, com o vice-presidente do Banco Mundial, Vphafez Ghanem, com o presidente do Banco Africano de Desenvolvi­mento, Akinwumi Adesina, bem como no encontro entre os governador­es do Caucus Africano com o presidente do Banco Mundial, David Malpass, e a directora-geral do FMI, Kristalina Georgieva.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado para o Planeament­o, Milton Reis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola