Jornal de Angola

Macau nega influência no fecho do World Press Foto

-

O embaixador de Portugal em Pequim afirmou, ontem, que as autoridade­s de Macau garantiram não terem tido influência no encerramen­to prematuro do World Press Photo, exposição de fotografia que incluía imagens dos protestos em Hong Kong, em 2019.

A exposição, inaugurada em 25 de Setembro, devia decorrer até 18 de Outubro, mas, no passado fim de semana, as portas já estavam fechadas, sem aviso prévio.

A presidente da Casa de Portugal, a associação que organiza, há anos, a mostra em Macau, contactada pela Lusa, no dia 8 de Outubro, escusou-se a explicar as razões para o encerramen­to. Amélia António limitou-se a dizer que “questões de gestão interna não são para discutir em público”.

Em conferênci­a de imprensa em Macau, o embaixador José Augusto Duarte apontou que a questão da Casa de Portugal foi abordada com as autoridade­s do território, assegurand­o que estas lhe garantiram que “não houve interferên­cia de autoridade­s locais nesta questão”.

A Fundação Macau, através da qual o Governo patrocinou a exposição, limitou-se a afirmar, numa resposta à Lusa, que teve conhecimen­to do fecho antecipado da exposição “por causa de um problema de gestão interna da Casa de Portugal”.

Para reforçar, José Augusto Duarte afirmou que muitas associaçõe­s portuguesa­s lhe recordaram o apoio imenso e constante que têm tido por parte da Fundação Macau ao longo dos anos.

O embaixador admitiu, contudo, ser preferível que esta situação não tivesse existido.

Na segunda-feira, a Iniciativa Liberal (IL) questionou o Governo português sobre o encerramen­to, “sem explicaçõe­s concretas”, da exposição.

Na pergunta, a IL citou o director de exposições da fundação, Laurens Korteweg, que disse que as razões para o encerramen­to da exposição permanecem “pouco claras” e que a organizaçã­o está “a acompanhar as notícias dos “media” locais, nas quais se sugere que pode ser o resultado de pressão externa sobre o conteúdo da exposição”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola