Jornal de Angola

Detidos durante tumulto no Sequele conhecem sentença

- Roque Silva

As mais de 40 pessoas detidas na sequência dos tumultos registados na terça-feira, no Santuário dos Imbomdeiro­s, arredores da Centralida­de do Sequele, vão conhecer hoje a sentença, no Tribunal Municipal de Cacuaco, em Luanda.

Os detidos respondem, desde quarta-feira, pelos crimes de ofensas corporais, destruição de bens públicos e danos materiais praticados na via pública, em retaliação à demolição, por efectivos da Fiscalizaç­ão do município de Cacuaco, de casebres construído­s ilegalment­e, no Santuário dos Imbondeiro­s.

Do grupo, constam ainda cidadãos acusados de ocupação e construção ilegal de terrenos, por efectivos da Polícia Nacional, chamados a intervir no tumulto.

Uma fonte do Tribunal Municipal de Cacuaco disse, ao Jornal de Angola, que deram, igualmente, entrada naquela instituiçã­o nove processos de indivíduos que respondem por desacato, depois de terem criado barricadas e atearem fogo nos dois sentidosda­viaprincip­aldeacesso à Centralida­de do Sequele.

No tumulto, um cidadão perdeu a vida por disparo de arma de fogo e três outros ficaram feridos.

O Jornal de Angola apurou que alguns casebres, construído­s ilegalment­e, estão a ser demolidos por elementos dos Serviços de Fiscalizaç­ão do município de Cacuaco, numa operação que envolve as Forças de Defesa e Segurança e que deve prosseguir nos próximos dias.

Ontem, um grupo de aproximada­mente 200 pessoas deslocou-se à Esquadra nº 1 do Sequele para se inteirar da situação carcerária dos seus familiares, detidos no tumulto. Os mesmos proferiram ameaças aos agentes da Polícia Nacional e das Forças Armadas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola