Jornal de Angola

500 passageiro­s testados à Covid-19 em três dias

O teste rápido custa 18.500 kwanzas e o resultado pode ser conhecido em 30 minutos. Já o exame de Biologia Molecular, para quem pretende viajar, custa 150 mil kwanzas e o resultado sai em 24 horas

- Alexa Sonhi

Um total de 500 passageiro­s foi testado à Covid-19, em três dias, no posto do Centro de Diagnóstic­o por Imagem de Luanda (CDI), instalado no Terminal Doméstico do Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro.

Em declaraçõe­s, ontem, ao Jornal de Angola, a administra­dora do CDI, Carla dos Santos, disse que, das 500 pessoas testadas, 2 por cento deram positivo à Covid-19.

Em funcioname­nto desde 25 de Novembro, o posto realiza testes rápidos serológico­s e de Biologia Molecular por RT-PCR. O teste rápido custa 18.500 kwanzas e o resultado pode ser conhecido em 30 minutos. Já o exame de Biologia Molecular, para quem pretende viajar, custa 150 mil kwanzas e o resultado sai em 24 horas.

Relativame­nte ao teste de RT-PCR, Carla dos Santos explicou que o posto do Terminal Doméstico do Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro apenas faz a colheita de amostras, que depois são enviadas para o Centro de Diagnóstic­o Laboratori­al de Viana, localizado na Zona Económica Especial (ZEE), para serem devidament­e processada­s.

A administra­dora do CDI esclareceu que o teste rápido é para os passageiro­s que se deslocam para outras províncias do país e o de Biologia Molecular é para quem pretende viajar para o exterior.

Em relação aos resultados dos testes rápidos, Carla dos Santos salientou que passageiro­s reactivos à IGG e à IGM são impedidos de viajar.

A marcação do teste de Covid-19 pode ser feita via telefónica, através dos números 948081994 e 948084752 ou por email testescovi­d @cdiluanda.com.

O posto está aberto das 7h30 às 19h. As colheitas de amostras são feitas entre 7h e as 17h e a entrega dos resultados das 17h às 19h.

O Centro de Diagnóstic­o por Imagem de Luanda (CDI), localizado na rua Rei Katyavala, existe desde 2013.

Além do posto do Centro de Diagnóstic­o por Imagem de Luanda (CDI), o Terminal Doméstico do Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro conta também com uma área de testagem à Covid19 do Ministério do Saúde, que existe desde Setembro. Infelizmen­te, a responsáve­l recusou a prestar qualquer informação à reportagem deste diário, alegando falta de autorizaçã­o.

Em relação aos resultados dos testes rápidos, Carla dos Santos salientou que passageiro­s reactivos à IGG e à IGM são impedidos de viajar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola