Jornal de Angola

Habitantes das zonas rurais beneficiam de água potável

Na província do Cuando Cubando, apenas 150 mil pessoas têm acesso ao abastecime­nto de água potável

- Nicolau Vasco|Menongue

Mais de mil habitantes das localidade­s do Chihongo, Cachinho e São José, arredores da cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, beneficiam, desde quinta-feira, de água potável, com a entrada em funcioname­nto de três sistemas de captação e distribuiç­ão do preciso líquido.

O projecto, que está a ser executado pela ONG World Vision Angola, contempla a construção e reabilitaç­ão de 20 fontenário­s, sendo 12 em Menongue, quatro no Cuchi, dois no Cuangar, um no Dirico e igual número no Calai.

Segundo o director da World Vision Angola, Robert Bulten, o projecto, financiado pelo Banco Mundial (BM), no valor de seis milhões de dólares, iniciou em Junho último e fica concluído em Abril de 2021. Explicou que quatro províncias do Sul do país estão contemplad­os, nomeadamen­te do Cuando Cubango, Huíla, Namibe e Cunene, que foram afectadas pela seca severa entre o período de 2018/2020.

Cada fontenário é suportado com um tangue de cinco mil litros e sustentada com sistema de placas solares, que permitem bombear o precioso líquido, no âmbito do programa do melhoramen­to de qualidade de vida das populações em Angola.

Robert Bulten informou que os fontenário­s estão a ser erguidos, também, para fornecer água nas escolas e permitir com que os alunos aprendam acções técnicas de criação de hortas, visando cultivar alimentos de valor nutriciona­l, com vista a diminuir a taxa de má nutrição.

O projecto contempla ainda a formação dos técnicos de saúde e fornecimen­to de medicament­os às unidades sanitárias, para que as comunidade­s possam fazer a triagem nutriciona­l em crianças dos seis meses aos cinco anos de idade, para identifica­r o seu estado de Saúde e consequent­e o seu tratamento.

Na província do Cuando Cubando, apenas 150 mil pessoas têm acesso ao abastecime­nto de água potável, dos quais 70 por cento estão localizada­s em Menongue. Ao todo, a região conta com cerca de 600 mil habitantes, distribuíd­os em nove municípios e 32 comunas.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Água potável deixa de ser problema para mais de mil habitantes do Cuando Cubango
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Água potável deixa de ser problema para mais de mil habitantes do Cuando Cubango

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola