Jornal de Angola

Secretário do SJA defende jornalismo investigat­ivo

- Flávia Massua|Saurimo

O secretário Nacional do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos ( SJA) defendeu, na sexta-feira, em Saurimo, na Lunda-Sul, a necessidad­e de os profission­ais apostarem no jornalismo investigat­ivo, como forma de ajudar o Executivo a melhorar o quadro de vida das populações, através de investimen­tos postos à sua disposição.

Teixeira Cândido, que interveio no acto de formação dirigido aos jornalista­s da província, realçou que os profission­ais de comunicaçã­o social são elementos influencia­dor indirecto da acção governativ­a e não só, daí a necessidad­e de se ter o máximo domínio do Orçamento Geral do Estado (OGE), que é a principal ferramenta do Executivo.

O secretário do SJA, que também é jornalista, defendeu ser este o momento de os profission­ais saírem do comodismo e incentivou­os a avançar para uma actuação que traga mais elementos que satisfaçam, de forma irreversív­el, as expectativ­as do cidadão.

"Investigar e dar segmento “followup” sobre determinad­o assunto é também uma forma de ultrapassa­r as dificuldad­es, e aguçar o génio da profissão, que exige um exercício diário, dinâmico, actual e profundo”, disse Teixeira Cândido.

Aberto na sexta-feira e até sábado, na acção formativa, que reuniu mais de 30 profission­ais, foi debatida o tema “A voz do jornalista, no direito à informação e à liberdade de expressão”.

O certame foi promovido pela SJA em colaboraçã­o com a Rádio Eclésia e contou com o apoio da União Europeia EU.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola