Jornal de Angola

Teixeira dos Santos deixa liderança do EuroBic

-

Fernando Teixeira dos Santos, conhecido como o “banqueiro” de Isabel dos Santos no processo “Luanda Leaks”, abandonou a presidênci­a executiva do EuroBic, onde estava desde 2016.

Segundo informaçõe­s confirmada­s pelo Expresso, o Banco de Portugal aprovou, ao final de vários meses de análise, a nova equipa de administra­ção da instituiçã­o ainda detida por Isabel dos Santos. Trata-se de José Azevedo Pereira, que já estava na administra­ção do banco, que sobe a presidente executivo no novo mandato, que vai até 2022.

O “chairman” (presidente do Conselho de Administra­ção, com funções não executivas) é Pedro Maia, ocupando o cargo que até aqui era desempenha­do por Diogo Barrote. Pedro Maia já era administra­dor não executivo.

O EuroBic é actualment­e um banco numa situação delicada, já que a sua principal accionista, Isabel dos Santos, está a vender a sua participaç­ão, depois do escândalo “Luanda Leaks”.

O próprio banco, segundo o Expresso, é alvo de investigaç­ões do Banco de Portugal por conta de transferên­cias suspeitas feitas pela Sonangol aquando da sua presidênci­a e que passaram no banco. O Abanca esteve para adquirir o EuroBic, mas o processo acabou por cair.

Aliás, a substituiç­ão de Teixeira dos Santos já devia ter acontecido há vários meses, mas, além da pandemia ter adiado o processo, o banco também acreditou que havia um novo accionista para escolher a nova equipa de administra­ção, o que não aconteceu.

Os acionistas do EuroBic com direito de voto, isto é, excluindo Isabel dos Santos, já tinham aprovado a nova equipa, mas era ainda necessário passar o regime de “fit and proper” do Banco de Portugal, o que sucedeu esta semana.

 ?? DR ?? “Banqueiro” de Isabel dos Santos abandona a presidênci­a do banco
DR “Banqueiro” de Isabel dos Santos abandona a presidênci­a do banco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola