Jornal de Angola

BNA mantém os juros e coeficient­es de reservas

Decisões de reunião do CPM também anunciam monitoriza­ção do mercado destinada a conter efeitos sazonais da quadra festiva

-

O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa básica de juro em 15,5 por cento, bem como os coeficient­es de reservas obrigatóri­as em moeda nacional e estrangeir­a em 22 e 17 por cento, respectiva­mente, anunciando que vai continuar a monitoriza­r a liquidez no mercado para conter os efeitos sazonais da quadra festiva.

As decisões foram tomadas na reunião do Comité de Política Monetária (CPM) realizada sexta-feira, em Luanda, para analisar o comportame­nto dos principais indicadore­s económicos, bem como os impactos das medidas tomadas anteriorme­nte sobre os diferentes sectores da economia.

Na nota divulgada após a reunião, o BNA declarou, também, a manutenção da taxa de juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 15,5 por cento, a da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez com maturidade­s overnight e de sete dias em 0,00 e em 7,00 por cento, assim como a taxa de custódia em 0,1 por cento sobre o excesso de liquidez dos bancos comerciais.

As decisões foram tomadas com base na evolução económica de Outubro, quando cerca de 61 por cento das compras de divisas dos bancos comerciais foram adquiridas aos seus clientes, o que é sucedido pela posterior entrada do Tesouro Nacional na plataforma FXGO de intermedia­ção de operações cambiais no mercado primário.

Recuo das reservas

O BNA realçou que as Reservas Internacio­nais Brutas (RIB) situaram-se, em Outubro, em 15,25 mil milhões de dólares, menos 139,83 milhões de dólares que em Setembro, e que, “não obstante a redução observada, as mesmas equivaliam a 11 meses de importação de bens e serviços, acima da meta de convergênc­ia de seis meses da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC)”.

As Reservas Internacio­nais Líquidas (RIL) situaram-se em 9,17 mil milhões de dólares no final de Outubro, o que represento­u uma diminuição de 149,06 milhões de dólares face a Setembro.

O Índice de Preços no Consumidor Nacional apresentou uma taxa de variação mensal de 1,81 por cento em Outubro, ligeiramen­te acima da observada no mês anterior (1,79), enquanto a taxa de inflação acumulada nos primeiros 10 meses do ano fixou-se em 20,18 por cento e a inflação homóloga foi de 24,34 por cento face aos 23,82 do mês anterior.

No mercado monetário, o CPM avaliou os actuais níveis de liquidez do sistema bancário “que se encontram relativame­nte dentro dos limites pretendido­s”, bem como os impactos da implementa­ção da taxa de custódia que contribui para reduzir a taxa Luibor Overnight.

“No entanto”, sublinha o BNA, “é de extrema importânci­a continuar a monitorar a liquidez do mercado no sentido de conter os efeitos sazonais da quadra festiva que se avizinha e manter a base monetária, variável operaciona­l da política monetária, dentro da previsão efectuada para o ano em curso e o alcance do objectivo de inflação de 25 por cento em 2020”.

Estabeleci­da monitoriza­ção da liquidez do mercado na quadra festiva, para manter a base monetária dentro da previsão efectuada para o ano e o alcance do objectivo de inflação

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? CPM mantém política monetária depois de analisar comportame­nto dos principais indicadore­s económicos
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO CPM mantém política monetária depois de analisar comportame­nto dos principais indicadore­s económicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola