Jornal de Angola

Morreu Adão Gabriel da Rádio Cinco

-

O jornalismo desportivo angolano ficou mais pobre. Morreu ontem, em Luanda, vítima de doença, o radialista Adão Gabriel, aos 58 anos. O malogrado, natural da província de Malanje, começou a sua carreira ainda jovem, nos primórdios dos anos 80, na Emissora Provincial de Benguela.

Dono de excelente voz e uma boa dicção, Adão Gabriel foi, em determinad­o período, o principal narrador de futebol em Benguela, sendo nesta condição que, em 1990, integra a equipa da Rádio Nacional de Angola à cobertura do Campeonato do Mundo de futebol daquele ano, na Itália.

Tendo em conta o seu elevado profission­alismo, anos mais tarde seria convidado pela direcção da emissora estatal a mudar-se para Luanda, na perspectiv­a de dar outra força à Rádio Cinco, em face das suas obrigações. Homem de trato fácil, viu passar pelas suas mãos vários jovens, que hoje dão vida ao canal desportivo da RNA. O malogrado trabalhou, igualmente, em ocasiões especiais, para a Supersport.

O ministro das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social, Manuel Homem, manifesta, em nota chegada ontem à nossa redacção, profunda consternaç­ão pelo passamento físico de Adão Gabriel. Eis o teor da mensagem:

“Foi com profunda tristeza que recebi a notícia do passamento físico do jornalista sénior da RNA , Adão Gabriel, ocorrido neste sábado, vítima de doença , em Luanda.

A classe perde um jornalista determinad­o, afável e que, ao longo dos seus mais de 30 anos dedicados ao jornalismo angolano, soube ser fiel aos cânones da profissão e transmitiu a sua experiênci­a à mais jovem geração de jornalista­s de Desporto. Calouse a voz dos relatos palpitante­s e carregados de emoção que nos transmitiu na Rádio 5, estação radiofónic­a de que foi um dos fundadores

Nesta hora de dor e luto, endereço em meu nome pessoal e do colectivo de trabalhado­res do Ministério das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social, os mais sinceros pêsames à família enlutada e ao Conselho de Administra­ção da RNA”.

 ??  ??
 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola