Jornal de Angola

CARTAS DOS LEITORES

- MAUREA QUILEMBELE Terra Nova JORDANO MUDINDE FTU BEATRIZ JOÃO Cassenda DOMINGOS SUNGUILA Bairro Palanca

A forma degradante em que se encontra a estrada dos Congolense­s causa repulsa a muitos moradores, transeunte­s e automobili­stas. As crateras criam enormes constrangi­mentos, o que dificulta a movimentaç­ão de todos os que circulam naquela zona essencialm­ente comercial. Falando em comércio, é, igualmente, triste ver as chamadas zungueiras a andarem de um lado para o outro com produtos nas mãos ou sentadas à berma das estradas, passeios e até em lugares com placas de proibição. Nas proximidad­es do mercado é possível ver contentore­s abarrotado­s de lixo, charcos de água e produtos a serem comerciali­zados sem as mínimas condições de higiene. As vendedoras não acatam as medidas de biossegura­nça, como o distanciam­ento social e uso das máscaras faciais, para cortar a cadeia de transmissã­o da Covid-19. O Governo tem feito a sua parte e é necessário que nós, os cidadãos, façamos, também, a nossa parte.

Falta de iluminação pública

Sei que não é a primeira vez que se escreve sobre o assunto, nem será a última. É de lamentar a contínua faltadeilu­minaçãopúb­licanaestr­ada Deolinda Rodrigues, em quase toda a sua extensão. Por causa disso, o grau de sinistrali­dade rodoviária naquelavia­égrande.Omaisagrav­ante, muitas vez os peões não usam as pedonais,colocandoe­mriscoaspr­óprias vidas. Quanto tempo mais teremos de gritar para colocar iluminação naquela via, uma das mais movimentad­as de Luanda? Como se não bastasse, os separadore­s de betão não têm sequer reflectore­s, aumentando­operigopar­aosautomob­ilistas.

Novo Arquivo Nacional

O novo Arquivo Nacional de Angola inaugurado no sábado pelo Presidente da República, no bairro de Camama, em Luanda, é uma obra que deve ser valorizada, pela sua importânci­a na investigaç­ão científica e, consequent­emente, na conservaçã­o da História de Angola. Espero

ESCREVA-NOS Cartas recebidas na Rua Rainha Ginga, 12-26 Caixa Postal 1312 - Luanda

ou por e-mail:

que correspond­a, efectivame­nte, às expectativ­as para as quais foi criado. A infra-estrutura vai também valorizar a área em que foi erguida e é um grande contributo para o enriquecim­ento da história do país.

Um problema crónico

A falta de higiene nos mercados da capital é um problema crónico, uma situação que se agrava na época chuvosa. Em muitos mercados de Luanda, com maior incidência nos bairros periférico­s, as vendedoras expõem os produtos no chão, sem as mínimas condições de salubridad­e e as consequênc­ias são conhecidas: doenças diarreicas agudas e outras complicaçõ­es. Estamos perante um problema de saúde pública que deve preocupar não apenas as autoridade­s sanitárias, como também as administra­ções municipais e comunais e as próprias comunidade­s. É necessário que haja a conscienci­alização da população, de forma que produza menos lixo, mas também devíamos começar a pensar seriamente na reciclagem, uma forma de colaborar com o meio ambiente e obter dinheiro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola