Jornal de Angola

Chuvas desalojam cerca de 30 famílias

- Justino Victorino/ Huambo

Cerca de 30 famílias, das aldeias de Soquete e Benfica, na comuna do Cambuengo, município do Mungo, província do Huambo, estão desalojada­s em consequênc­ia das enxurradas, acompanhad­as de ventos fortes, que assolaram a região nos últimos dias.

As famílias sinistrada­s solicitara­m apoio à Administra­ção Municipal do Mungo para reerguerem as casas destruídas e pediram ainda bens alimentare­s e outros meios para o realojamen­to.

Segundo relatos de habitantes locais, nos últimos dias, tem se registado casos de mortes na região devido à explosão de raios, causados pelas chuvas intensas.

O administra­dor municipal do Mungo, Manuel Caholo, assegurou que a instituiçã­o que dirige, em parceria com os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, está apoiar as famílias sinistrada­s. “As populações foram aconselhad­as a não se abrigarem próximo de cabos eléctricos, não se aproximar das valas de drenagem nem ficarem debaixo de árvores quando estiver a chover”, disse o administra­dor.

O regedor da aldeia de Soquete, João Liondjenje, lembrou que as ligações anárquicas de cabos de energia eléctrica e a construção de casas em zonas de risco estão na origem de algumas mortes causadas pelas chuvas torrenciai­s que têm caído sobre a região. “A população tem sido aconselhad­a a plantar árvores, capim elefante e eucaliptos em zonas de risco, para evitar este tido de tragédia nas comunidade­s durante as en-xurradas”, sublinhou a autoridade tradiciona­l.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola