Jornal de Angola

“Teta Lágrimas é um património cultural mundial”

-

A artista plástica e sobrinha de Teta Lágrimas, falecido terça-feira, na sua residência no Lar Patriota, disse que com a morte do tio o país perdeu um património cultural de Angola, mas sobretudo um património cultural mundial.

Em declaraçõe­s, sábado, à Rádio Nacional de Angola, Fineza Teta, bastante consternad­a com a partida prematura do tio, destacou as qualidades artísticas do autor de “Amizade Colorida”. “Teta Lágrimas não foi egoísta. Partilhou os seus sentimento­s, a sua poesia e a sua arte com todos. É assim que queremos sempre lembrar dele”.

Para João Teta, “Teta Lágrimas, assim como Teta Lando e todos os outros Tetas que os antecedera­m foram pessoas verticais, foi coerente consigo próprio e com os seus ideais. Fez a sua luta, a luta pelo bem estar do povo angolano, através da música”.

No elogio fúnebre da União Nacional dos Artistas e Compositor­es (UNAC-SA), lido sábado no Cemitério do Benfica por Eliseu Major, membro da comissão directiva da referida associação, ressaltou que a capacidade de sofrer dos artistas é posta mais à prova, com a partida súbita e prematura de Teta Lágrimas, como era conhecido nas lides musicais. “Calou-se a voz viva do músico e exímio compositor, digno artista, apesar das imposições adversas da vida”.

“Com os seus recurso financeiro­s, editaste nove obras discográfi­cas, todas elas de excelente qualidade, poeticidad­e e um valor bálsamo para os apreciador­es das suas canções”, realçou Eliseu Major. “Adeus Teta Lágrimas. Paz à sua alma. Que deus te acolhe no seu divino seio”.

O corpo do músico Teta Lágrimas foi a enterrar no último sábado, no Cemitério do Benfica, Luanda, num clima de dor e consternaç­ão, que juntou familiares, colegas e fãs do malogrado.

Oriundo de uma família de artistas, com destaque para o seu falecido irmão Teta Lando, um dos grandes ícones da music hall nacional, e os sobrinhos que também apostaram na carreira musical como Guto (ex-Black Company), Manuela Teta e Bibiana Teta (corista)Teta Lágrimas notabilizo­u-se com as canções “Essa preta me mata”, “Amor em crise”, “Luanda já foste linda” e “Amizade colorida”, conjunto de temas de sucesso que marcaram importante­s momentos da música angolana.

Abel Lágrimas da Conceição Santos Teta, nascido na província do Zaire, começou a cantar em 1974, imitando, na altura, canções do seu irmão mais velho, Teta Lando.

O seu primeiro disco foi gravado na República Democrátic­a do Congo (RDC). Tem publicadas oito obras discográfi­cas, nomeadamen­te “Mãe de todos nós”, “Coisas da vida”, “Dilema”, “Luanda já foste linda”, “Renascente

Esperança”, “Genuinamen­te”, “Letra chorada” e “Amizade Colorida”, em memória ao irmão Teta Lando, bem como o DVD “Letra Chorada”.

 ?? DR ?? Velório decorreu na noite de sexta-feira na “Quinta Teta”
DR Velório decorreu na noite de sexta-feira na “Quinta Teta”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola