Jornal de Angola

Polícia defende equilíbrio com a segurança pública

-

O comandante provincial da Polícia Nacional em Benguela, comissário Aristófane­s dos Santos, defendeu, no sábado, a necessidad­e de se conciliar o direito à liberdade de manifestaç­ão com a segurança pública, para uma convivênci­a social harmoniosa.

O comissário Aristófane­s dos Santos proferia o tema “Exercício de liberdade e segurança pública”, no âmbito do colóquio sobre Cidadania e Segurança Pública, dirigido aos efectivos da Polícia Nacional, numa iniciativa da organizaçã­o não-governamen­tal Centro de Estudos UFOLO para a Boa Governação.

Para o comandante, as manifestaç­ões vão continuar a ocorrer e é necessário encontrar o ponto de equilíbrio, nomeadamen­te como os cidadãos vão exercer esse direito e como a Polícia vai manter a ordem e a segurança públicas. Segundo o comandante provincial, citado pela Angop, a corporação deve basear a sua actividade nos princípios basilares da actuação policial, como a adequação, a proporcion­alidade e a mínima intervençã­o em manifestaç­ões.

No caso de Benguela, o responsáve­l lembrou que a Polícia Nacional acompanhou e assegurou, em cerca de dois anos, 12 manifestaç­ões públicas, sendo que duas foram motivadas pela detenção de um advogado numa esquadra e pelo uso excessivo da força por parte da Polícia. Embora considere o direito à liberdade de reunião e de manifestaç­ão pacífica e sem armas como a grande controvérs­ia nos últimos tempos em Angola, o prelector lembrou que a responsabi­lidade da Polícia é garantir a ordem e segurança de todos os cidadãos.

“Os agentes só podem fazer aquilo que está permitido por lei”, disse, reforçando a ideia de que a actuação da corporação deve ter em atenção os direitos, liberdades e garantias fundamenta­is dos cidadãos, porque, notou, assim é em democracia. Após desencoraj­ar o extremar de posições, tanto da parte da sociedade como da Polícia, o comandante enfatizou que as forças de segurança não são inimigas dos cidadãos, na medida em que estão “condenados a viverem juntos”.

Para o jornalista Rafael Marques, mentor do projecto sobre cidadania e segurança pública, a segurança é um elemento importante para que os cidadãos possam exercer melhor os seus direitos de cidadania.

 ?? JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Aristófane­s dos Santos
JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO Aristófane­s dos Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola