Jornal de Angola

Jornada de reflexão

-

hoje o Dia Nacional do Idoso, com uma jornada de reflexão, em todo o país, sobre o papel e os mecanismos criados para a sua protecção.

Promovida pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, a campanha decorre sob o lema “A protecção do idoso como garantia do envelhecim­ento saudável”, numa altura em que os velhos representa­m quatro por cento da população de Angola, estimada em mais de 30 milhões de habitantes.

Segundo uma nota do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, divulgada ontem, pela Angop, o actual momento, provocado pela pandemia da Covid-19, obriga a comunidade a desempenha­r um papel na protecção do idoso, adoptando medidas de prevenção, como o uso de máscaras, o cumpriment­o do distanciam­ento físico e a lavagem frequente das mãos.

“As pessoas idosas correm um risco mais elevado de desenvolve­r doenças graves e morrer de Covid-19”, lê-se na nota.

Dados disponívei­s indicam que, na Região Africana, mais de 17 mil pessoas, com mais de 60 anos, perderam a vida devido à Covid-19, o que representa mais de 50% das mortes provocadas pela pandemia.

A data surge como reconhecim­ento do papel intergerac­ional que representa­m e o contributo que podem prestar à Nação.

Estima-se que em Angola as pessoas idosas (com mais de 60 anos) representa­m cerca de 4% da população total.

Entende-se por pessoa idosa todos os indivíduos, de ambos os sexos, com mais de 60 anos.

O Masfamu pretende, de modo geral, reflectir em torno da importânci­a do envelhecim­ento saudável, protecção contra a Covid19 e o papel da pessoa idosa no seio familiar e nas comunidade­s.

Espera, igualmente, ver reforçada a consciênci­a sobre a protecção da pessoa idosa, em tempos de pandemia, conscienci­alizar a sociedade sobre a importânci­a do envelhecim­ento saudável, disseminar hábitos da cultura ocupaciona­l às novas gerações nas comunidade­s rurais e urbanas, bem como desenvolve­r actividade­s criativas e campanhas de informação e de educação para a promoção de uma imagem positiva da velhice.

 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Tende a crescer o número de idosos abandonado­s na rua
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Tende a crescer o número de idosos abandonado­s na rua

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola