Jornal de Angola

Juiz Eugénio Domingos foi a enterrar

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Os restos mortais do juiz presidente do Tribunal da Comarca de Mbanza Kongo, Zaire, Eugénio Domingos, foram, ontem, a enterrar no cemitério municipal, na presença de familiares, colegas e amigos.

A homenagem em memória do magistrado, que decorreu no Edifício II do Governo Provincial, contou com a presença do governador Pedro Makita Júlia e entidades ligadas à magistratu­ra judicial na região.

O governador do Zaire referiu que a morte do juiz Eugénio Domingos constitui uma perda para a magistratu­ra, porque tinha muito ainda por contribuir para o desenvolvi­mento do sector no país.

“O juiz Eugénio Domingos deixa-nos a sua marca de cidadão patriota. Deixa também um vazio difícil de preencher, num momento em que Angola ainda precisava dele. Neste momento de dor, de luto e de perda imensuráve­l, expressamo­s a nossa solidaried­ade e sentidas condolênci­as à família enlutada”, disse Pedro Makita.

Segundo o governante, o juiz Eugénio Domingos foi uma pessoa simples, caracterís­tica que lhe permitiu granjear afecto e carinho por parte de colegas, amigos e da sociedade local.

O Conselho Superior da Magistratu­ra Judicial, na mensagem lida pelo juiz presidente do Tribunal da Comarca do Soyo, Artur Kanga, destacou que, ao longo dos 14 anos em que esteve na província do Zaire, Eugénio Domingos foi um quadro incansável, dedicando todo seu tempo à causa do Direito e da Justiça, tendo exercido as suas funções com brio.

Eugénio Domingos foi promovido recentemen­te a juiz desembarga­dor e iria exercer as novas funções no Tribunal da Relação de Benguela.

O juiz Eugénio Domingos faleceu na sexta-feira, em Mbanza Kongo, vítima de doença. Nasceu a 23 de Junho de 1957, na aldeia de Chicuiala, município de Caconda, província da Huíla. Foi nomeado Juiz de Direito do então Tribunal Provincial do Zaire em 13 de Março de 2006. O malogrado deixa viúva e filhos.

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Magistrado foi homenagead­o por colegas e amigos
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO Magistrado foi homenagead­o por colegas e amigos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola