Jornal de Angola

“Vamos viver o resto das nossas vidas com este vírus”

O epidemiolo­gista norte-americano Ian Lipkin afirmou, em entrevista ao “El País”, que o vírus responsáve­l pela Covid-19 “não vai desaparece­r”. Diz, no entanto, que, com a vacinação em massa, os níveis de infecção vão cair “drasticame­nte”. E a partir de 20

-

preço”, considerou. O responsáve­l pelo Centro de Infeção e Imunidade da Universida­de de Columbia, nos EUA, não ajuda só a comunidade científica no combate aos vírus emergentes, mas também a indústria cinematogr­áfica. Foi o que fez com o filme Contágio, cuja história relata o impacto de uma pandemia mundial, muito semelhante ao que estamos a viver na realidade, uma vez que se baseou nos conhecimen­tos em surtos, como o de ébola.

Mas voltando à vida real, o desafio que este vírus representa impõe mais conhecimen­to para o combater de forma eficaz. É o que este epidemiolo­gista está a fazer actualment­e. Lipkin está a trabalhar, na Universida­de da Columbia, num “teste múltiplo” que permite identifica­r não só o SARS-CoV-2, mas outros. “É o futuro”, explicou.

da Moderna e da Pfizer contra as infecções pelo novo coronavíru­s.Duas vacinas que vão ser distribuíd­as na Europa e nos EUA, mas, nos países em desenvolvi­mento, esta operação de logística será um “desafio assustador”. Para o médico, é necessário que nestas áreas do globo haja vacinas que não precisem de refrigeraç­ão.

Com resultados tão animadores, o regresso a uma possível normalidad­e será possível, mas só com uma determinad­a taxa de imunidade da população mundial. “A única maneira de voltar ao normal é alcançar imunidade de grupo global. Para isso, entre 60% e 80% da população mundial deve estar imune”, considera Ian Lipkin.

Mas este especialis­ta não acredita que a normalidad­e que vamos ter com as vacinas será a mesma que tínhamos antes de a Humanidade se deparar com esta pandemia, que já matou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

 ??  ?? Lipkin
Lipkin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola