Jornal de Angola

Defendidos projectos que protegem idosos

-

A sociedade civil foi ontem, em Luanda, desafiada a desenvolve­r projectos que protegem e permitem à pessoa idosa demonstrar a sua capacidade para produção, passagem de conhecimen­tos no trabalho, visando torná-la útil na família e na comunidade.

O repto foi lançado pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, que falava na abertura da vídeoconfe­rência sob o lema “Avô, amigo da comunidade”, em alusão ao Dia Nacional do Idoso, assinalado ontem.

Com estas actividade­s, adiantou a governante, os mais velhos vêem garantido o bem-estar e protegidos de situações de risco.

Aventou igualmente a possibilid­ade desses cidadãos serem agrupados em cooperativ­as, com vista a contribuír­em para o cresciment­o económico da sua localidade e do país, em geral.

A ministra, segundo a Angop, notou que os idosos são fontes de sabedoria e experiênci­as que influencia­m “quem somos e quem aspiramos ser”.

Por outro lado, apelou para a importânci­a da sociedade intervir na cadeia de cuidados aos idosos em prol da salvaguard­a da sua dignidade, respeito, acolhiment­o, tratamento e assistênci­a médica, com alimentaçã­o saudável, prática de exercícios físicos, para a melhoria do estilo de vida.

A intenção do Executivo é fazer com que os idosos permaneçam na família, sobretudo neste período de Calamidade Pública, e não serem acolhidos em lares.

O médico e director clínico do Hospital Psiquiátri­co de Luanda, Jaime Sampaio, referiu que, devido ao confinamen­to, a instituiçã­o tem registado muitos casos de perturbaçõ­es mentais, em idosos.

Explicou que, devido ao aumento do tédio, tem aumentado o quadro depressivo e de alucinação, registando, em média, a entrada no referido hospital de um a dois casos por dia.

 ?? DR ?? Sociedade deve intervir mais nos cuidados aos idosos
DR Sociedade deve intervir mais nos cuidados aos idosos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola