Jornal de Angola

Diva do cinema italiano está de volta aos ecrãs

-

Aos 86 anos, Sophia Loren é a estrela maior de “Uma Vida à Sua Frente”, filme realizado pelo filho, Edoardo Ponti, e já disponível na Netflix.

No filme, Edoardo Ponti resgata a grande “diva do cinema italiano” de um retiro de mais de dez anos e oferece-lhe mais um papel inesquecív­el - o da Madame Rosa de “Uma Vida à Sua Frente”, baseado no romance de Romain Gary, e que já fora interpreta­do por Simone Signoret e Myriam Boyer.

O filme coloca a história original de Gary, que se passava no bairro popular parisiense de Belleville, na cidade costeira de Bari, em Itália, transpondo-a também para os dias actuais, o que lhe permite aflorar a problemáti­ca dos emigrantes ilegais. Mas é em Rosa, uma antiga prostituta, judia e sobreviven­te de Auschwitz, que a história se centra.

Ao recolher em casa filhos de prostituta­s sem possibilid­ades de os criar, acolhe também Momo, um garoto senegalês e muçulmano, órfão, com quem Rosa vai manter uma relação dura, como a sua vida, mas de crescente ternura e dependênci­a. A este jogo de culturas e origens diversas junta-se ainda o merceeiro do bairro, um velho argelino que vai dar a Momo a possibilid­ade de sair do mundo de tráfico de droga onde se metera.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola