Jornal de Angola

Núcleos de Luanda criam uma associação

-

Mais demeia-centena de núcleos de andebol, espalhados pelos nove municípios de Luanda juntam-se a 6 de Dezembro, às 10h00, no anfiteatro da Escola Juventudee­m Lutaparapr­o clamara Associação damodalida­de em Luanda, anunciou ontem, António Nelson “Mascote”, da Comissão Instalador­a.

Segundo o responsáve­l, o objectivo da constituiç­ão é a melhor coordenaçã­o das actividade­s dos núcleos.

“Numa primeira fase a associação é de âmbito provincial, mas, não tarda, estenderem­os as nossas actividade­s a outras províncias onde já existem núcleos. O objectivo é coordenarm­os melhor as nossas actividade­s”, assegurou.

Em Luanda, revelou, existem 57 núcleos. “Só o município da Kissama é que não tem qualquer núcleo, mas estamos a trabalhar para que em breve, haja lá um núcleo”, disse.

Os núcleos são escolas de andebol com equipas de formação. Alguns movimentam a modalidade nas duas classes, outros apenas em feminino.

Os núcleos começaram a surgir por volta de 2004, um dos primeiros é o da Escola 1º de Maio, afecto ao 1º de Agosto. O campeonato provincial de núcleos já fez disputar quatro edições. Várias atletas das principais equipas do país têm o cordão umbilical ligado aos núcleos, casos de Azenaide Carlos, Teresa Leite, Liliana Venâncio, Manuela Nascimento, entre outras.

Segundo Mascote, há uma atleta saída dos núcleos a actuar no andebol francês. “Não chegou a integrar nenhum clube aqui e foi para França”.

Há também vários treinadore­s ligados a clubes da capital que deram os primeiros passos nos núcleos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola