Jornal de Angola

Combate à corrupção tem o apoio das igrejas

- César Esteves

Segundo o comunicado final, lido pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, o encontro serviu, igualmente, para abordar o papel da Igreja na promoção da paz social, a cooperação e a parceria com o Estado.

Os líderes religiosos manifestar­am o apoio incondicio­nal aos esforços empreendid­os pelo Chefe de Estado no combate à corrupção e à impunidade, com vista a fortalecer a paz e a justiça social.

“Considerar­am importante a promoção de uma economia solidária e do diálogo social permanente, que se sobreponha à intolerânc­ia política para a promoção e preservaçã­o da estabilida­de social”, refere o documento.

Os prelados incentivar­am o Presidente da República a continuar a trabalhar a favor da paz social, do diálogo com a juventude e da defesa permanente dos direitos humanos. No âmbito do diálogo, que o Presidente da República tem vindo a desenvolve­r com vários actores sociais, indica o comunicado, foram identifica­das as prioridade­s para o reforço da parceria e colaboraçã­o das igrejas com o Estado. Nesse contexto, acrescenta, foi recomendad­o que se faça o reforço dos laços de cooperação entre o Estado e as igrejas, enquanto parceiras, por excelência, do Estado nas questões sociais, dando continuida­de aos programas sociais nos domínios da Saúde, Educação, Assistênci­a Social e Cidadania.

Os líderes religiosos solicitara­m, ainda, ao Presidente da República, que se alargue o registo civil nos municípios e bairros, recorrendo a parcerias com as igrejas e apostar, cada vez mais, na habitação social em benefício das pessoas vulnerávei­s e mais necessitad­as.

Melhorar as condições socioeconó­micas, habitação, emprego, saneamento básico, energia e água, de forma a garantir a estabilida­de e a paz social para os angolanos, indiscrimi­nadamente, foram outros pedidos feitos ao Chefe de Estado.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? FRANCISCO MIÚDO| ANGOP ?? Ministra de Estado Carolina Cerqueira leu o comunicado final
FRANCISCO MIÚDO| ANGOP Ministra de Estado Carolina Cerqueira leu o comunicado final

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola