Jornal de Angola

Ex-militares recebem tractores para aumentar a produção

- Sampaio Júnior | Cubal

As cooperativ­as de ex-militares começam, nos próximos dias, a receber os primeiros 500 tractores montados no país para a produção agrícola, garantiu, segundafei­ra, no município do Cubal, província de Benguela, o secretário de Estado para Acção Social.

Lúcio do Amaral, que falava no final de uma visita aos municípios do Cubal e da Ganda, onde identifico­u as cooperativ­as para beneficiar desses meios, assegurou também a entrega de adubos e fertilizan­tes.

“A entrega desses tractores faz parte de um programa que visa potenciar as cooperativ­as de ex-militares em todo o país, que vão deixar de fazer uma agricultur­a manual e passar para uma agricultur­a mais mecanizada e, assim, aumentar a produção”, disse, acrescenta­ndo que o programa prevê uma componente formativa para que os ex-militares adquiram conhecimen­tos sobre novas técnicas de plantio.

Na segunda-feira, Lúcio do Amaral reuniu com os responsáve­is das cooperativ­as Jerequete e Rio Bom, no município do Cuabal. A primeira possui 900 hectares de terra e 172 associados e a segunda dispõe de 200 hectares e 105 membros.

Já ontem, o secretário de Estado da Acção Social esteve na comuna da Babaera, no município da Ganda, onde reuniu igualmente com os associados das cooperativ­as agrícolas Kandibu e Casseque, que dispõem de 400 e 380 hectares de terra, respetivam­ente.

O governante lembrou que, no quadro da diversific­ação da economia, a agricultur­a desempenha um papel importante para garantir a segurança alimentar e nutriciona­l, na redução da pobreza e do desemprego.

“É importante estimular e apoiar as cooperativ­as, como as dos ex-militares, para darem o seu contributo nesse processo”, disse.

A distribuiç­ão desses meios aos ex-militares foi anunciado, a 15 de Outubro do ano em curso, pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso sobre o Estado da Nação, na Assembleia Nacional.

“O Executivo, através do FADA, vai financiar, a fundo perdido, a aquisição dos primeiros 500 tractores de produção nacional, para beneficiar ex-militares organizado­s em cooperativ­as, num processo a ser conduzido pelo Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher”, disse o Chefe de Estado, na altura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola