Jornal de Angola

Ravina avança em direcção ao centro do Luena

- Samuel António / Luena

Uma ravina de grande proporção está a progredir em direcção ao centro da cidade do Luena, capital da província do Moxico, e ameaça destruir infra-estruturas públicas e residência­s.

O governador provincial e o vice para área Técnica e Infra-estruturas, respectiva­mente , Gonçalves Muandumba e Wilson Augusto, estiveram nos locais onde as ravinas estão a progredir com grande incidência , para avaliarem os trabalhos paliativos que estão a ser feitos.

No final da visita, Wilson Augusto disse à imprensa que a complexida­de das obras que se afiguram, para o estancamen­to das ravinas, ultrapassa as capacidade­s técnicas, financeira­s e humanas do Governo da província.

Segundo o vice-governador, os trabalhos paliativos “não são suficiente­s para travarem a fúria deste fenómeno”, que ameaça engolir grande parte da cidade do Luena.

O governante afirmou que, a mesma ravina já foi intervenci­onada três vezes, mas acabou por se alastrar mais 20 metros em consequênc­ia das últimas chuvas, estando agora mais perto de infra-estruturas de grande porte, como a central térmica do Luena, Unidade de Protecção Civil e Bombeiros e das instalaçõe­s da Rádio Nacional de Angola.

“Trata-se da ravina que maior estrago pode causar a cidade do Luenda . Esta ravina está situada também próximo a conduta que recebe a maior parte das chuvas na cidade”, disse.

“O sistema de escoamento de água instalado há vários anos no Luena”, prosseguiu, “está sobrecarre­gado devido ao cresciment­o da cidade, que já não suporta as quantidade­s das águas das chuvas. Portanto, precisamos de infra-estruturas integradas para facilitare­m a macro -drenagem ”. Para Wilson Augusto , as outras ravinas existentes na cidade do Luena “não constituem perigo, nem para as residência­s nem para as infra-estruturas públicas que estão ao seu arredor”.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO| LUENA ?? Empreiteir­os estão a tentar estancar a ravina no centro da cidade
| EDIÇÕES NOVEMBRO| LUENA Empreiteir­os estão a tentar estancar a ravina no centro da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola