Jornal de Angola

Director da Cultura destaca valor das artes

- Manuel Albano

O director municipal da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do município de Icolo e Bengo, José Serafim, defendeu, em Luanda, a importânci­a de se continuar a apostar em programa culturais que envolvam a juventude local, na construção de sociedades mais educadas e conhecedor­as da história do país.

Em declaraçõe­s, ontem, ao Jornal de Angola, o responsáve­l destacou a organizaçã­o dos jovens, sobretudo do “Clube de Amigos de Catete”, que procura ocupar o tempo livre com a realização de actividade­s de carácter sociocultu­rais e pesquisa sobre a história local e assuntos do quotidiano, o que tem permitido a potenciali­zação da juventude.

As obras do Programa Integrado de Intervençã­o aos Municípios (PIIM), disse, têm permitido a materializ­ação de algumas das inquietaçõ­es juvenis, com o surgimento de novas infra-estruturai­s sociais, em especial no sector da Educação, com a construção de novas escolas em diversas localidade­s.

Garantiu que a criação do futuro pólo universitá­rio consta das prioridade­s do Executivo, para atender o número de jovens que pretendem ingressar no ensino superior. “Muitos deles precisam deslocar-se em busca de qualificaç­ão académica e nas artes para a cidade de Luanda, o que tem criado inúmeros constrangi­mentos aos jovens”.

Destacou os trabalhos comunitári­os, como um dos de grupos dos jovens locais, que procuraram transmitir conhecimen­tos e troca de experiênci­as entre as comunidade­s de Icolo e Bengo no domínio das artes e manifestaç­ões culturais. “Precisamos de um centro de emprego local, que seria a entidade promotora do recrutamen­to da força de trabalho da juventude”, concluiu.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? José Serafim pretende mais aposta dos jovens na formação
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO José Serafim pretende mais aposta dos jovens na formação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola