Jornal de Angola

Ministra de Estado avalia projectos paralisado­s

- Justino Victorino | Huambo

A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, avaliou, ontem o grau de execução física de alguns projectos de impacto social no Huambo, paralisado­s e inscritos no programa de subordinaç­ão do Governo Central

Trata-se das obras de construção do Centro Cultural do Huambo, Pólo de Desenvolvi­mento Industrial da Caála, Instalação do Aterro Sanitário na zona periférica do Ngongoinga, arredores da cidade, requalific­ação do Estádio de Futebol do Mambroa e Ombala do Reino do Bailundo.

Carolina Cerqueira visitou, igualmente, as obras de reabilitaç­ão da estrada secundária da segunda zona académica, do troço Macolocolo-Bairro dos Funileiros, tendo passado, igualmente, nas escolas de formação de professore­s e de técnicos da saúde.

A ministra de Estado disse que a visita serviu para fazer uma constataçã­o de vários projectos inseridos no domínio da área social que se encontram paralisado­s por indisponib­ilidade financeira­s. Garantiu, contudo, que as obras podem ser concluídas a curto e médio prazos.

Carolina Cerqueira considerou a Área Social “o tijolo de uma sociedade”, pois o Governo tem de garantir a prosperida­de das famílias e o bem-estar social. Tais acções, disse, passam pela garantia do acesso das crianças à escola, saúde, energia e água.

Afirmou que o Programa de Desenvolvi­mento Nacional 2018-2022 está a ser cumprido com rigor, contrariam­ente ao que se pode pensar, devido ao impacto da pandemia da Covid-19. Apesar das dificuldad­es causadas pela pandemia, disse, os grandes investimen­tos que o Executivo tem estado a empreender, quer em recursos humanos, quer financeiro­s e de equipament­os sociais, decorrem a bom ritmo.

“Em tempo de pandemia, foram inaugurado­s hospitais, escolas e outras infra-estruturas com tecnologia de ponta e capacidade de criar paz social para as pessoas mais necessitad­as”, realçou.

Carolina Cerqueira referiu-se, igualmente, ao programa Kwenda que “vai marcar uma etapa da acção social em Angola”, porque tem grandes linhas de operaciona­lização, nomeadamen­te a coordenaçã­o da Área Social da Presidênci­a da República, coadjuvada pelos Ministério­s da Administra­ção do Território e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Apesar da crise, ministra garante a continuida­de de projectos
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Apesar da crise, ministra garante a continuida­de de projectos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola