Jornal de Angola

Peritos preparam reunião ministeria­l

- Arcângela Rodrigues

Peritos do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas pelas Questões de Segurança na África Central (UNSAC) estão reunidos, desde ontem, em videoconfe­rência, para prepararem a 50ª reunião ministeria­l, agendada para sexta-feira.

A paz e segurança na África Central, o papel das mulheres na promoção da paz e segurança em período da pandemia da Covid-19, apresentaç­ão do Centro Inter-regional de Coordenaçã­o, bem como a situação financeira do UNSAC, são alguns dos assuntos em discussão na reunião de peritos, que hoje termina.

Os ministros vão analisar as implicaçõe­s da Covid19 na construção da paz e segurança na região, assim como a recolha de propostas para uma acção comum com vista à mitigação dos efeitos sociais, económicos e de segurança ligados à pandemia.

A reunião ministeria­l tem, também, em agenda a análise de um relatório do comité de peritos, bem como do tema “Paz e segurança para eleições inclusivas na África Central”.Ontem, na abertura do encontro, Angola passou a presidênci­a do grupo de peritos à Guiné Equatorial, que, na sextafeira, também assume a liderança do Comité Ministeria­l.

A secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, disse, estar convicta de que a Guiné Equatorial defenderá o interesse e a importânci­a que sempre atribuiu à parceria entre os dois países e nas organizaçõ­es internacio­nais, nomeadamen­te a União Africana, Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e Nações Unidas.

Esmeralda Mendonça considerou o encontro uma oportunida­de em que vai ser reafirmada a determinaç­ão na busca de soluções vindouras para as questões de paz e segurança a nível da África Central.

A secretária de Estado espera que as deliberaçõ­es da UNSAC consigam intercalar dois binómios: o desafio actual resultante da pandemia da Covid-19 e a paz e segurança na região, assim como o reforço da cooperação e solidaried­ade entre os países da CEEAC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola