Jornal de Angola

Cuemba intensific­a campanhas de sensibiliz­ação

-

As autoridade­s administra­tivas do município do Cuemba,162 quilómetro­s a Leste do Cuito (Bié), intensific­am as campanhas de sensibiliz­ação de combate e prevenção da Covid-19 junto da população local e das escolas, com a orientação do cumpriment­o obrigatóri­o das medidas de biossegura­nça, noticia Angop.

Além do uso obrigatóri­o de máscaras, distanciam­ento social, lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, entre outras, para se cortar a cadeia de transmissã­o da pandemia, segundo o administra­dor municipal, João Mário, que falava, ontem, à imprensa, estão a apostar também na sensibiliz­ação da população para denúncias de pessoas que eventualme­nte furem a cerca sanitária de Luanda.

Cuemba, com uma população estimada em mais de 65 mil habitantes, não registou até a data nenhum caso positivo ou suspeito.

Por outro lado, o vicegovern­ador para o sector Político, Económico e Social, António Manuel, que termina nesta quarta-feira uma visita de trabalho de 24 horas a esse município, avaliou já as condições de biossegura­nça em algumas escolas locais.

Depois de reiterar o apelo ao respeito das medidas de prevenção, impostas pelo Ministério da Saúde para se cortar a cadeia de transmissã­o, assegurou terem sido criadas condições de biossegura­nça como água corrente, colocação de baldes e tambores com água, sabão e álcool em gel nas instituiçõ­es de ensino local.

Igualmente, enfatizou, ter encontrado um nível organizaci­onal aceitável no seio do corpo docente e discente, tendo reforçado orientaçõe­s aos gestores escolares para redobrarem o combate e prevenção da pandemia.

Cuemba controla 49 escolas e tem 18 mil 458 alunos nos diversos subsistema­s de ensino, que são assegurado­s por 528 professore­s.

Dados da Comissão Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid-19 indicam o registo de 36 casos confirmado­s na província, dos quais 32 totalmente recuperado­s e quatro activos (dois em acompanham­ento domiciliar e igual número no Centro de Tratamento da Cavanga II, no Cuito).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola