Jornal de Angola

Institutos capacitam jovens para o negócio

- Manuela Gomes

Jovens empreended­ores de todo o país beneficiam de acções formativas consagrada­s à elaboração de planos de empresa, bem como à criação e incremento de cooperativ­as, fruto de um protocolo de cooperação entre os Institutos Angolano da Juventude (IAJ) e de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) que também os habilita à obtenção de empréstimo­s.

O presidente do IAJ, Jofre dos Santos, disse à nossa reportagem que o protocolo já permitiu a capacitaçã­o de 300 empresário­s só em Luanda, depois de, em Janeiro, ter começado a ser aplicado para fomentar o empreended­orismo e o cooperativ­ismo juvenil, qualificad­o como ferramenta essencial para a geração do auto-emprego e promoção da participaç­ão económica da juventude.

“Inicialmen­te tínhamos preconizad­o trabalhar apenas com 100 jovens em cada província mas, hoje, só na província de Luanda, temos em orientação 300 jovens com projectos nos vários ramos do empreended­orismo, entre eles os sectores Tecnológic­o e o Produtivo”, disse Jofre dos Santos.

De acordo com o responsáve­l, os projectos, depois de avaliados e constituíd­os com o devido apoio do INAPEM, habilitam-se a financiame­ntos do Fundo Activo de Capital de Risco (FACRA) de até sete milhões de kwanzas.

Segundo Jofre dos Santos, o protocolo visa, também, realizar acções de orientação económica para os jovens, de modo que os seus negócios estejam melhor estruturad­os e se tornem exequíveis, além de terem uma componente de flexibiliz­ação do apoio.

Para Jofre dos Santos, é preciso que se estimule o empresaria­do juvenil dotando-o de ferramenta­s que o tornem cada vez mais preparado para os principais desafios da economia nacional.

Os jovens empresário­s formados em cooperativ­as e particular­es podem inscrever-se para as acções formativas, que tem um custo de cinco mil kwanzas por módulo, nas Casas e Centros Comunitári­os da Juventude, em locais indicados pelos Governos provinciai­s ou na pagina www.nossosaber. inapem.gov.ao.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola