Jornal de Angola

Exército enviado a Volta em véspera das eleições

-

O Exército do Ghana foi enviado para a região de Volta em preparação para as eleições presidenci­ais de 7 de Dezembro, noticiou ontem, a Efe.

A região de Volta é vista, principalm­ente, como o reduto da oposição. Os líderes locais lamentaram já a decisão do Governo, alegando que provocará medo e intimidaçã­o junto dos eleitores.

A Câmara dos Chefes Regionais de Volta, juntamente com a oposição, exigiu ao Governo que retire os militares da região. O Governo, afirmou que a colocação dos militares aconteceu apenas nos locais mais vulnerávei­s, para prevenir ataques terrorista­s, descartand­o que a decisão é politicame­nte motivada.

O Governo de Ghana destacou forças armadas após a violência de Setembro por parte dos separatist­as da Togolândia occidental, que exige a criação de um Estado independen­te entre o Ghana e Togo.

A votação antecipada para os trabalhado­res essenciais, antes das eleições nacionais começou ontem. Segundo a Reuters, mais de 100 membros das forças de segurança, jornalista­s e funcionári­os da Comissão Eleitoral, que estarão ocupados no dia das eleições, exerceram, ontem, o direito de voto.

O Presidente Nana AkufoAddo tem, na tentativa de reeleição, como forte opositor, o ex-Presidente John Mahama. As suas promessas de campanha surgem entre a preocupaçõ­es com a economia deste país da África Ocidental e o aumento do perfil da dívida.

Uma pesquisa recente do Centro para o Desenvolvi­mento Democrátic­o, realizada entre 28 de Setembro e 16 de Outubro, mostra que o actual Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo desfruta de ligeira vantagem nas intenções de voto.

 ?? DR ?? Governo alega que o destacamen­to é
para prevenir ataques terrorista­s
DR Governo alega que o destacamen­to é para prevenir ataques terrorista­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola