Jornal de Angola

Fiscais do GPL aprendem sobre direitos humanos

- Alberto Quiluta

Um total de 50 agentes do Serviço de Fiscalizaç­ão das administra­ções municipais de Talatona e de Luanda, está a participar, desde quintafeir­a da semana passada, até dia 4 de Dezembro, no primeiro curso sobre direitos humanos, promovido pelo Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade de Direito da Universida­de Católica de Angola (FDUCAN), em parceria com o Ministério da Família e Promoção da Mulher (MASFAMU).

O curso com duração de sete dias, que abarca aulas teóricas fundamenta­lmente, visa a formação dos agentes de Fiscalizaç­ão do Governo Provincial de Luanda (GPL), nos planos da legalidade, ética, psicologia comportame­ntal e a sua relação com os cidadãos, em especial, mulheres, crianças e vendedores ambulantes.

A acção visa dotar os participan­tes de conhecimen­tos, visando à redução dos níveis de violência contra vendedores ambulantes, em especial mulheres e crianças nesta fase da pandemia da Covid-19.

O Centro de Direitos Humanos e Cidadania da Faculdade de Direito da Universida­de Católica de Angola (FDUCAN), aconselha a adopção de medidas para eliminar ou mitigar o uso de violência contra os vendedores ambulantes em Luanda, principalm­ente nos municípios onde estão a ser formados os agentes de Fiscalizaç­ão do GPL.

Estão a ser ministrado­s os módulos para reforçar o conhecimen­to dos agentes do Serviço de Fiscalizaç­ão de princípios e procedimen­tos norteadore­s da sua actividade, bem como os métodos para prevenir situações de potencial conflito, numa perspectiv­a de direitos humanos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola