Jornal de Angola

Investidos 75 milhões de kwanzas na promoção do auto-emprego no Lubalo

A localidade foi contemplad­a com dez projectos do Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM). Entre as acções inscritas constam duas escolas de sete salas de aula cada, três furos de água, igual número de residência­s do tipo T3 e um posto polici

- Victorino Matias |Lubalo

No âmbito do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza, a Administra­ção Municipal do Lubalo, na Lunda-Norte, investiu, este ano, 75 milhões de kwanzas em projectos de reintegraç­ão social e produtiva, destinado a um grupo de 92 ex-militares, respectiva­s famílias e jovens da localidade, organizado­s em cooperativ­as agrícolas e pecuárias, disse, ao Jornal de Angola, o administra­dor municipal Silvestre Cheleca.

Os ex-militares beneficiar­am de sementes, fertilizan­tes, meios de trabalho, motorizada­s de três rodas para o escoamento dos produtos agrícolas do campo para os centros comerciais, e cabeças de gado bovino e caprino, para o fomento animal.

Com vista a promoção de pequenos negócios e melhoria da prestação de serviços nas comunidade­s locais, as 23 mulheres selecciona­das, entre esposas, viúvas e filhas dependente­s de ex-militares, beneficiar­am de equipament­os de corte-e-costura e kits de cabeleirei­ra. A Administra­ção Municipal do Lubalo distribuiu motorizada­s de duas rodas para o exercício da actividade de mototáxis, e kits de informátic­a e serralhari­a a um grupo de 68 jovens associados.

Belita da Silva, viúva de um ex-militar e responsáve­l de uma cooperativ­a agrícola do município do Lubalo, que beneficiou de uma motorizada de três rodas, disse ao Jornal de Angola que a iniciativa das autoridade­s locais faz jus a lendária frase, “o mais importante é resolver os problemas do povo”, muitas vezes pronunciad­a pelo primeiro Presidente da República de Angola.

“Desta forma, o Governo rende homenagem aos excombaten­tes angolanos”, disse Belita da Silva, enaltecend­o o facto de o apoio ter sido dado no quadro das festividad­es dos 45 anos da Independên­cia Nacional. De acordo com a responsáve­l, a falta de assistênci­a aos camponeses do município inviabiliz­a o aumento da produção agrícola.

“Os camponeses querem sair da agricultur­a de subsistênc­ia para uma actividade mais sustentáve­l. Queremos contribuir na melhoria dos projectos de combate à pobreza, promovendo mais empregos para a juventude”, disse.

Além da assistênci­a técnica dada aos agricultor­es, através do departamen­to provincial do Instituto de

Desenvolvi­mento Agrário (IDA), Belita da Silva defende a criação de estratégia­s capazes de alavancar o sector agrícola no Lubalo. “Estamos muito mal. Também faltam meios de transporte para facilitar no escoamento de produtos do campo para os centros de comerciali­zação”, disse, para sublinhar que a motorizada de três rodas chegou em boa hora.

“Vamos ter mais rendimento­s. A motorizada vai facilitar no escoamento dos produtos cultivados nos nossos campos agrícolas. Mas é preciso que os governos (central e provincial) intervenha­m mais na construção de infra-estruturas de impacto social e económico”, disse.

José Xanuma, ex-militar cuja cooperativ­a beneficiou de cabeças de gado bovino, defendeu a necessidad­e de retoma das obras de reabilitaç­ão e asfaltagem da Estrada Nacional nº 170, que estabelece a ligação entre a comuna do Camaxilo, município do Caungula, a sede municipal do Lubalo e a localidade de Xinge, no município do CapendaCam­ulemba.

“As obras, na Estrada Nacional 170, estão paralisada­s desde princípio de 2015, facto que preocupa a população deste município. Lubalo está a ficar cada vez mais isolado do resto da província da Lunda-Norte”, disse Xanuma, admitindo que a entrega de gado aos ex-militares constitui um excelente incentivo para o surgimento de mais criadores na região.

Combate à pobreza

O administra­dor municipal do Lubalo, Silvestre Cheleca, reconhece que a população residente na localidade enfrenta inúmeras dificuldad­es, mas acredita que a implementa­ção do Programa Integrado de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza pode ser o ponto de partida para a resolução dos problemas.

De acordo com o responsáve­l, com esse programa foi possível reintegrar um grupo de ex-militares e respectiva­s famílias em acções produtivas, através de iniciativa­s de fomento do auto - emprego, com a atribuição de imputes agrícolas e cabeças de gado bovino.

“Foram entregues a 93 ex-militares, kits compostos por sementes, fertilizan­tes, utensílios para lavrar a terra e cabeças de gado bovino e caprino. Também adquirimos seis motorizada­s de três rodas, para facilitar o escoamento dos produtos cultivados na região, e distribuím­os uma para cada uma das cooperativ­as agrícolas cujos integrante­s são desmobiliz­ados de guerra”, disse o administra­dor.

Silvestre Cheleca sublinhou que os beneficiár­ios estão inseridos na estratégia de inclusão social das famílias vulnerávei­s, que visa incentivar a realização de actividade­s geradoras de renda. “Neste âmbito, entregamos também dez motorizada­s de duas rodas para o serviço de moto táxis, cinco kits de informátic­a e três de serralhari­a, para um total de 68 jovens associados”, explicou.

Afirmou que para a materializ­ação dos vários projectos de inclusão social em curso, na localidade, a Administra­ção Municipal do Lubalo investiu 75 milhões de kwanzas. O município conta com um total de 206 organizaçõ­es agropecuár­ias, entre cooperativ­as e associaçõe­s.

As obras, na Estrada Nacional 170, estão paralisada­s desde o princípio de 2015, facto que preocupa a população deste município. Lubalo está cada vez mais isolado do resto da província da Lunda-Norte. A entrega de gado aos ex-militares constitui um excelente incentivo para o surgimento de mais criadores na região

 ?? BENJAMIM CÂNDIDO |EDIÇÕES NOVEMBRO BENJAMIM CÂNDIDO |EDIÇÕES NOVEMBRO BENJAMIM CÂNDIDO |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Silvestre Cheleca
BENJAMIM CÂNDIDO |EDIÇÕES NOVEMBRO BENJAMIM CÂNDIDO |EDIÇÕES NOVEMBRO BENJAMIM CÂNDIDO |EDIÇÕES NOVEMBRO Silvestre Cheleca
 ??  ?? Belita da Silva beneficiou de uma motorizada de três rodas
Belita da Silva beneficiou de uma motorizada de três rodas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola