Jornal de Angola

Infra-estruturas públicas aumentam a oferta de serviços

No município do Andulo, duas escolas do ensino primário, uma com sete salas de aula, na comuna de Calussinga, e outra com cinco, na povoação de Kassissa, na comuna de Chivaulo, foram inaugurada­s pelas autoridade­s do Bié

- João Constantin­o e José Chaves | Bié

Até Junho do corrente ano, das 167 acções inscritas no Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), na província do Bié, foram gastos mais de dois mil milhões de Kwanzas para cobrir despesas com 82 projectos de âmbito social

Desde o início do mês de Novembro que os benefícios das obras inseridas no PIIM começaram a ser sentidos, com maior ênfase, pela população da província do Bié. Enquadrada­s nas jornadas comemorati­vas alusivas ao 45° aniversári­o da Independên­cia Nacional, assinalado a 11 de Novembro, as primeiras cinco escolas foram entregues nos municípios do Cuito, Catabola, Andulo e Nharea.

Orçado em 220 milhões de dólares, o Colégio 17 de Setembro nº 41, instituiçã­o construída no bairro Militar, município do Cuito, comporta 12 salas de aula e tem capacidade para acolher 1.150 alunos. A obra esteve inicialmen­te alocada ao Programa de Investimen­tos Públicos (PIP), mas foi construída com recursos do PIIM num prazo de aproximada­mente 24 meses.

Os principais beneficiár­ios, que antes leccionava­m no interior da unidade militar da Quarta Região de Infantaria, não esconderam a sua satisfação. José Agostinho

e Sónia Regina, ambos estudantes, realçam o facto de agora frequentar­em uma escola nova e a escassos metros do local onde vivem.

“Estamos mais perto das nossas casas, e se tivermos de apanhar uma mototáxi fica mais fácil.

Na antiga escola, era mais difícil e os militares são muito rigorosos”, explicou José Agostinho. Os sectores da Habitação e da Saúde também foram contemplad­os. A conclusão e entrega de oito residência­s sociais e um posto de saúde na comuna de Chiuca, município de Catabola, confirmam este facto. As infra-estruturas entregues, recentemen­te, vão conferir melhor assistênci­a sanitária aos pacientes e condições dignas de comodidade aos funcionári­os públicos que prestam serviços na localidade.

Segundo apurou o Jornal de Angola, outras inauguraçõ­es de infra-estruturas públicas hão-de acontecer até Fevereiro do próximo ano, nos nove municípios da província.

Fortalecim­ento de sectores vitais

“O caminho faz-se todos os dias”, disse o governador do Bié, Pereira Alfredo, reiterando o firme compromiss­o das autoridade­s da província no trabalho permanente­mente, visando o fortalecim­ento dos sectores vitais da sociedade.

Pereira Alfredo apontou a Educação e a Saúde entre as prioridade­s, e recordou que o êxito do PIIM não depende apenas dos recursos financeiro­s, mas também da responsabi­lidade dos empreiteir­os e demais intervenie­ntes do programa.

O governador provincial apelou ao profission­alismo e rigor dos empreiteir­os na execução das obras para as quais foram contratado­s.

Em relação às escolas, Pereira Alfredo salientou “a instalação de equipament­os de alta tecnologia para fazer face aos novos desafios”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola