Jornal de Angola

Leste da Huíla aumenta produção de alimentos

Mais de 24 mil famílias participam da Campanha Agrícola 2020/2021. Além da agricultur­a familiar, com recurso ao gado de tracção animal, a província tem disponívei­s 50 tractores para facilitar as acções de preparação de terras para o cultivo

- Arão Martins |Huíla

No Cuvango, Chipindo e na Jamba, a revitaliza­ção do sector agrícola e mineral exige a criação de infra-estruturas como estradas, rede de telecomuni­cações, subestaçõe­s de energia eléctrica e sistemas de água potável.

Com terras aráveis, esses três dos 14 municípios que compõem a Huíla, são ricos em recursos hídricos e minerais. Há dias, na 8ª Reunião do Governo local, que decorreu no Cuvango, a 317 quilómetro­s da cidade do Lubango, foram analisadas várias questões ligadas ao desenvolvi­mento socioeconó­mico do Leste da província.

Na ocasião, o administra­dor municipal do Cuvango, Luís Marcelo, que apresentou os dados da região Leste, avançou que as administra­ções municipais do Chipindo, Cuvango e Jamba trabalham afincadame­nte na definição de estratégia­s que podem assegurar o desenvolvi­mento sustentáve­l das populações locais.

Luís Marcelo destacou o papel fundamenta­l das cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses, em particular das fazendas Agrikuvang­o e Mumba, situados no seu município, que muito têm contribuíd­o na elevação dos níveis de produção de alimentos agrícolas, sobretudo de cereais.

A banca e o Governo Provincial da Huíla têm sido os motores de motivação para os pequenos produtores, que depois de apresentar­em projectos viáveis beneficiam de apoios financeiro­s, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão das Importaçõe­s (PRODESI), e do Projecto de Apoio ao

Crédito (PAC). Um dos agricultor­es mais famosos da região, António Ndala, morador na localidade de Capapala – Km 50, na comuna de Galangue, produz boas quantidade­s de milho, massango, massambala e hortícolas. Segundo ele, com mais apoios, os níveis de produção podem aumentar significat­ivamente.

No Cuvango, a administra­ção local do Estado trabalha na criação e legalizaçã­o de cooperativ­as e associaçõe­s de camponeses, para permitir o acesso, de forma segura e organizada, às sementes, fertilizan­tes, equipament­os e meios de apoio ao trabalho agrícola, visando garantir o cresciment­o da produção e produtivid­ade no Leste da província.

Um dos agricultor­es mais famosos da região, António Ndala, morador na localidade de Capapala – Km 50, na comuna de Galangue, produz boas quantidade­s de milho, massango, massambala e hortícolas

Nos solos do Cuvango, Chipindo e Jamba, também há ouro, ferro, chumbo e outros minerais. Luís Marcelo fala da inexistênc­ia, na região, de organizaçõ­es que se dedicam a exploração oficial destes recursos. Mas reconhece que a actividade de exploração mineira permitiria a geração de empregos para um número consideráv­el de jovens, além de contribuir para a balança económica do país.

 ?? ARÃO MARTINS| EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ARÃO MARTINS| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola