Jornal de Angola

África discute implementa­ção da Zona de Comércio Livre

-

Os Chefes de Estado ou de Governos africanos reúnem, amanhã, na 13ª sessão extraordin­ária, dedicada à implementa­ção da Zona de Comércio Livre Continenta­l Africana (ZCLCA), que conta com a ratificaçã­o de trinta países, incluindo Angola.

Para preparar a Cimeira da UA, está agendada, para hoje, a reunião ministreia­l do Conselho Executivo, que decorre por videoconfe­rência, refere uma nota do Ministério das Relações Exteriores.

A Cimeira também será realizada por videoconfe­rência, devido aos condiciona­lismos de biossegura­nça, decorrente­s da pandemia da Covid-19 e vai ser inaugurada pelo Chefe de Estado sul-africano, Cyril Ramaphosa, na qualidade de presidente em exercício da UA.

A cerimónia de abertura contará, também, com uma declaração do presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, e outra do secretário-geral da ZCLCA, Wamkele Mene.

Da agenda consta a apreciação do relatório do Presidente da República do Níger, Issoufou Mahamadou, líder do Processo de criação da ZCLCA, pronunciam­entos dos Chefes de Estados ou de Governos, assim como a entrega dos instrument­os para o início das transacçõe­s comerciais, por Moussa Mhamat a Wamkele Mene.

O programa reserva, também, uma moção de agradecime­nto de um representa­nte do sector privado e o anúncio de apoios provenient­es de parceiros estratégic­os.

Está, ainda, prevista a adopção do projecto de decisão que estabelece a base política e jurídica para a operaciona­lização da ZCLCA , a partir de 1 de Janeiro de 2021, com as listas de concessões pautais e regras de origem acordadas, bem como a agenda integrada sobre o comércio de mercadoria­s e serviços.

A Declaração de Joanesburg­o sobre o início das transacçõe­s comerciais ao abrigo da ZCLCA também deverá ser adoptada.

 ?? DR ?? Países africanos analisam início das transações comerciais
DR Países africanos analisam início das transações comerciais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola