Jornal de Angola

Tanzânia e Moçambique juntos contra o terrorismo

-

A Tanzânia e Moçambique chegaram, ontem, a um acordo para unir forças para combater a violência extremista que ceifou centenas de vidas nos dois países vizinhos, informou, ontem, a imprensa estatal moçambican­a, citada pela Reuters.

Os respectivo­s chefes da Polícia encontrara­m-se no fim-de-semana na cidade de Mtwara, no Sudeste da Tanzânia, onde assinaram um Memorando de Entendimen­to para reprimir os distúrbios.

“Chegamos a um acordo sobre como trabalhar juntos contra esses criminosos”, disse o chefe da Polícia da Tanzânia, Simon Sirro, após a reunião. O acordo surge um mês depois de suspeitos jihadistas moçambican­os encenarem uma ousada incursão transfront­eiriça na Tanzânia e matarem um número desconheci­do de pessoas.

Os insurgente­s, que aterroriza­m a província de Cabo Delgado, intensific­aram nos últimos meses uma campanha violenta que agora se espalhou para o Norte, na Tanzânia. “Teremos operações conjuntas e troca de informaçõe­s no esforço para acabar com o terrorismo na fronteira”, disse o chefe da Polícia de Moçambique, Bernardino Rafael.

“Acredito que com essa parceria seremos capazes de acabar com os terrorista­s”, acrescento­u. Como parte do acordo, mais de 500 militantes suspeitos presos na Tanzânia serão extraditad­os para Moçambique, segundo a emissora nacional TVM. Um grupo islâmico causou estragos no Norte de Moçambique desde 2017, matando centenas de pessoas e deslocando milhares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola