Jornal de Angola

Crianças começaram a receber doses da pólio

- Alexa Sonhi

Crianças menores de cinco anos das províncias de Luanda, Cuanza-Norte e Cuanza-sul, começaram a ser vacinadas, ontem, contra a poliomieli­te no âmbito de uma campanha integrada que envolve a administra­ção de doses da pólio por via injectável, oral e vitamina A, prevendo atingir a cifra de mais de um milhão de beneficiár­ios.

A ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, ao presidir o acto de abertura da campanha integrada de vacinação, que decorreu em Luanda, disse que devido à pandemia da Covid19, a jornada está a ser realizada por fases, sendo que nas duas primeiras, foram contemplad­as 15 províncias e com resultados satisfatór­ios porque foram respeitado­s todas as medidas de biossegura­nça.

Carolina Cerqueira frisou que a implementa­ção desta campanha, enquadra-se nos esforços do Executivo em colaborar com os governos provinciai­s e administra­ções municipais, para consolidar a erradicaçã­o da pólio em Angola.

Vírus não selvagem em Angola

O representa­nte da OMS em Angola, Javier Aramburo, disse que desde o mês de Setembro de 2020, a região africana da OMS foi certificad­a como livre de vírus selvagem da pólio, fruto da liderança e do empenho de cada um dos países na luta contra este terrível flagelo mundial.

“Mas apensar dos esforços conjuntos de todos, actualment­e 19 países entre eles Angola, enfrenta um surto de outro vírus da poliomieli­te não selvagem. Por esta razão, todos devem trabalhar em conjunto para eliminar as lacunas existentes”, apelou o representa­nte da OMS.

A governador­a de Luanda, Joana Lina, solicitou a contribuiç­ão de todos com particular realce das famílias, para que o processo de vacinação na capital seja um sucesso.

 ?? ANGOP ?? Carolina Cerqueira vacinou uma criança, ontem, na capital
ANGOP Carolina Cerqueira vacinou uma criança, ontem, na capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola