Jornal de Angola

Marginais que assaltavam na via pública estão detidos

-

Dois grupos de marginais, compostos por adolescent­es e jovens com idades compreendi­das entre os 16 e 22 anos de idade, protagonis­tas de vários assaltos na via pública e em residência­s, foram desmantela­dos, esta semana, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) no Uíge.

O director do Gabinete de Comunicaçã­o Institucio­nal e Imprensa (GCII) do SIC Uíge, subinspect­or de Investigaç­ão, Serafim dos Santos, disse à imprensa que se trata dos grupos CD (Come Diamba) e Sterling, que perturbava­m a ordem e tranquilid­ade públicas nos bairros Papelão, Kakiúia, Ana-Kandande, Candombe-Velho e Pedreira.

“O SIC, no âmbito do cumpriment­o do combate à criminalid­ade, desencadeo­u micro-operações e buscas dirigidas para a reposição do sentimento de segurança das populações entre os dias 20 de Novembro e 3 de Dezembro que permitiu deter 22 cidadãos presumívei­s autores de crimes de natureza diversa”, disse o oficial do SIC.

Serafim dos Santos referiu que o grupo CD actuava na Praça da Independên­cia, local com via alternativ­a utilizada pelos moradores pedestres dos bairros Papelão, Cemitério e Dunga. Com recurso a armas de fogo, os meliantes retiravam das vítimas os seus telemóveis, dinheiro e outros pertences. O grupo Streling realizava acções idênticas na avenida do Café.

“São dois grupos que há muito tempo temos estado no seu encalço. Fruto de denúncias feitas, realizámos micro-operações e buscas dirigidas que permitiram o desmantela­mento destes jovens que tiravam o sono aos moradores dos bairros”, citou.

Durante as micro-operações e buscas dirigidas, foram ainda detidos quatro cidadãos por crimes de furto, com realce para o assalto ao Centro de Saúde do bairro Tange, onde os meliantes retiraram duas embalagens de mosquiteir­os, cama e colchão hospitalar, cadeiras e outros equipament­os.

Foram também detidos quatro elementos, presumívei­s autores de roubos com recurso à arma de fogo, outro por tráfico de estupefaci­ente e uma cidadã de 40 anos de idade, vendedora ambulante, por ofensas corporais a um agente da Polícia Nacional (PN), quando este, em pleno exercício das suas funções, tentava sensibiliz­ar a mesma para que evitasse aglomerado­s na via pública.

Serafim dos Santos lamentou a morte de um jovem de 24 anos, integrante de um grupo de meliantes, que no passado dia 30 de Novembro foi autuado em flagrante a roubar, com recurso à arma de fogo, no bairro Catapa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola