Jornal de Angola

Luzia Pires apurada para o mundial da Geórgia

- António Cristóvão

A xadrezista angolana e campeã africana, Luzia Pires, é uma das três representa­ntes do continente no Campeonato Mundial Sub-18 Online, na Geórgia, a ter lugar de 19 a 23 do corrente.

Na fase africana de apuramento para o mundial, disputada no final de semana passado, a atleta do conjunto militar do Rio Seco ocupou a terceira posição da competição feminina, com 5,5 pontos, atrás da sul-africana Laurie Ann Shan, na segunda com seis. A egípcia Yara Allam ficou em primeiro lugar, com 6,5 pontos.

Na mesma categoria, Ednásia Júnior (Escola Macovi) falhou o apuramento ao mundial, ao ocupar o quinto lugar, com quatro pontos. Com este resultado, Luzia Pires é a única xadrezista nacional que se apurou para a competição da Geórgia.

Na classe Sub-16, Renelsa Taiane (Rene Castilho do Cunene) falhou também a qualificaç­ão para o mundial, ao ocupar a 7ª posição, com 4 pontos, atrás da sul-africana Jaarsveld Anje Van, com a mesma pontuação na sexta.

Já no Sub-14, Jemima Paulo (Escola Ditrov), que se classifico­u no quarto lugar, com 4,5 pontos, falhou igualmente a qualificaç­ão.

Na prova masculina Sub10, Joaquim Soares (Escola Sacri) classifico­u-se no quarto lugar, com 4,5 pontos, atrás do egípcio Mohamed Adhan no terceiro posto, com a mesma pontuação. O angolano perdeu no sistema de pontos diante do adversário.

Em Sub-16, Domingos Júnior (Escola Macovi), que iniciou titubeante na prova, ficou na sétima posição, com 3,5 pontos.

No apuramento para Sub20, Amaro Lutuima (Macovi) classifico­u-se na sexta posição, com quatro pontos, atrás do egípcio Alexam Emil com a mesma pontuação, mas com vantagem no sistema de desempate.

O certame foi disputado pelas categorias Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, em ambos os sexos, com os jogos da primeira fase africana entre 27 e 29 de Novembro.

A competição jogou-se no sistema suíço de sete jornadas para cada uma das categorias.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola