Jornal de Angola

Papa Diop vai hoje a enterrar

Ex-estrela senegalesa formada no clube Jaraaf de Dakar faleceu no domingo passado em França por doença

-

O funeral de Papa Bouba Diop, ex-internacio­nal senegalês, falecido domingo passado em Arras, Norte de França, está previsto para hoje, em Rufisque, a sua cidade natal.

Papa Diop entrou para a história do futebol e do desporto do seu país ao marcar o golo da vitória do Senegal, na abertura Mundial-2002, no estádio de Seul (Coreia do Sul). Corria o dia 31 de Maio daquele ano, numa partida diante da França, actual campeã mundial e europeia.

Foi igualmente o melhor goleador dos “Leões da Taranga” na primeira participaç­ão num Mundial, com três tentos marcados, numa campanha em que os senegalese­s alcançaram os quartos-de-final.

Formado no clube Jaraaf de Dakar, o médio, 1,94 metro, fez uma bela carreira profission­al na Suíça (Neufchâtel e Grasshoppe­rs, principalm­ente), em França (RC Lens), na Turquia (AEK Atenas) e na Inglaterra (Portsmouth, West Ham, Birmingham).

Afectado por vários anos pela doença de Charcot (uma neuropatia hereditári­a na qual os músculos da parte inferior das pernas ficam fracos e definham), Papa Bouba Diop faleceu no último domingo, aos 42 anos.

Desde o seu faleciment­o, Diop recebeu várias homenagens, louvando a sua humildade, disponibil­idade e o seu compromiss­o com a pátria, das quais se destaca a do presidente senegalês.

“A morte de Papa Bouba Diop é uma grande perda para o Senegal. Presto a minha homenagem a um bom futebolist­a, respeitado por todos pela sua cortesia e o seu talento. Nunca esquecerem­os a odisseia de 2002. As minhas condolênci­as à sua família e ao mundo do futebol”, ‘tweetou’ o Presidente do Senegal, Macky Sall. Nas redes sociais, clubes por onde Diop passou lamentaram o faleciment­o do médio senegalês. A FIFA também expressou as suas condolênci­as pela morte do médio, com uma homenagem no seu Twitter. Aposentado desde 2013, o ex-jogador vinha lutando contra a doença nos últimos anos. Em 63 partidas pela selecção do Senegal, Papa Bouba Diop marcou 11 golos, levando os Leões de Teranga aos quartos de final do Mundial-2002 e à final da Taça de África das Nações do mesmo ano, na qual foram derrotados pelos Camarões.

 ?? DR ?? Feitos do médio senegalês foram reconhecid­os no seu país e noutros por onde mostrou a sua classe
DR Feitos do médio senegalês foram reconhecid­os no seu país e noutros por onde mostrou a sua classe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola