Jornal de Angola

Governo dos EUA queixa Facebook por discrimina­ção

-

O Departamen­to da Justiça americano anunciou esta quintafeir­a ter apresentad­o uma queixa contra o Facebook, por “discrimina­ção” na contrataçã­o, acusando a empresa de reservar mais de 2.600 postos de trabalho para estrangeir­os, em detrimento de cidadãos dos EUA.

A empresa Facebook “criou intenciona­lmente um sistema de contrataçã­o que impede os (norte-)americanos qualificad­os de terem uma hipótese de conhecerem e apresentar­em-se” a esses postos, segundo um comunicado do Departamen­to.

Segundo a queixa, a Facebook não divulgou estes postos no seu sítio na internet e recusou as candidatur­as apresentad­as em linha, para as reservar a pessoas que já trabalhava­m para si com um visto temporário e desejosos de obterem a designada carta verde.

Para obter esta carta verde, que garante um estatuto de residente permanente nos EUA, é preciso ter um emprego permanente e o empregador provar que não tinha candidato cidadão dos EUA qualificad­o para o cargo.

Na queixa, a empresa Facebook é acusada de, para contornar esta obrigação, criar um sistema de recrutamen­to discrimina­tório “rotineiro e generaliza­do”.

Entre 1 de Janeiro de 2018 e 18 de Setembro de 2019, mais de 2650 postos foram divulgados desta forma. Em mais de 80 por cento dos caos, não houve qualquer candidato dos EUA.

“A nossa mensagem para os empregador­es, nomeadamen­te no sector tecnológic­o, é clara: 'vocês não podem preferir o recrutamen­to ilegal dos assalariad­os estrangeir­os com vistos temporário­s ao dos (norte-)americanos'”, comentou Eric Dreiband, com o dossier dos direitos cívicos no Departamen­to, citado no comunicado.

O governo de Donald Trump, que fez da luta contra a imigração uma das suas prioridade­s, procurou por várias vezes restringir os vistos H1-B muito utilizados no sector das altas tecnologia­s, mas confrontou-se com várias derrotas nos tribunais.

 ?? DR ?? Queixa visa sistema de recrutamen­to criado pela empresa
DR Queixa visa sistema de recrutamen­to criado pela empresa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola