Jornal de Angola

União Africana apela congoleses à contenção

-

A União Africana (UA) exortou, sábado, os líderes da República Democrátic­a do Congo (RDC) a preservare­m “a paz e a estabilida­de” na véspera de uma anunciada intervençã­o do Presidente Tshisekedi para ultrapassa­r a actual crise política e poucos dias após um apelo ao diálogo feito pela ONU, que motivou o impediment­o de Joseph Kabila de viajar para Lubumbashi noticiou a AFP.

Este apelo surge numa altura em que se espera da parte do Presidente Félix Tshisekedi o anúncio de decisões para sair da crise política existente no centro da coligação com as forças que apoiam o seu antecessor, Joseph Kabila.

Na sexta-feira à tarde, cerca de uma centena de deputados pretendiam apresentar petições à Assembleia exigindo a renúncia da presidente da Câmara Baixa, Jeanine Mabunda, apoiante de Kabila, mas todos os gabinetes estavam encerrados.

Por outro lado, contrariam­ente ao que estava previsto, o ex-Presidente Joseph Kabila não foi a Lubumbashi, como havia sido anunciado a meio da semana. “Ele foi impedido de viajar”, de acordo com alguns dos apoiantes. Porém, a AFP disse não ter conseguido uma confirmaçã­o oficial.

A meio da semana, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres disse “continuar preocupado com as tensões existentes dentro da coligação governamen­tal”.

Numa nota do seu gabinete, divulgada pela AFP, Guterres pediu “a todas as partes interessad­as que resolvam as diferenças por meio do diálogo, de acordo com a Constituiç­ão”. Proclamado vencedor das eleições, Tshisekedi subiu ao poder em Janeiro de 2019 sob um acordo de coligação com o seu antecessor, que manteve a maioria no Parlamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola