Jornal de Angola

Receio de um conflito armado prolongado

-

da Frente Popular de Libertação do Tigray em fuga, os receios de um conflito prolongado ganham força, mas com as comunicaçõ­es e as ligações de transporte ainda em grande parte cortadas à região de seis milhões de pessoas, é difícil conhecer a situação no terreno, incluindo a extensão do apoio popular à TPLF e o número de pessoas mortas.

“A nossa capacidade de resistir depende, em última análise, do apoio que recebemos do nosso povo”, disse Getachew.

“É possível ter um cenário em que paramos tudo e transforma­mos todas as pessoas em soldados”, acrescento­u.

Sem avançar o número de combatente­s, afirmou que o Exército de Tigray “está a fazer coisas espantosas com números limitados”, assegurand­o que há “dezenas de milhares de mortes entre as forças etíopes e as da vizinha Eritreia, que a TPLF insiste que também está envolvida. Getachew também reconheceu as baixas do lado da TPLF, mas não disse quantas. O Governo da Etiópia nega as alegações das autoridade­s regionais de Tigray e não avançou ainda o número estimado de mortos no conflito.

Entre os mortos encontram-se, pelo menos, cinco trabalhado­res humanitári­os e as Nações Unidas dizem que mais de 100 trabalhado­res humanitári­os continuam por localizar. “Estamos extremamen­te preocupado­s com os relatos” dos trabalhado­res humanitári­os mortos, disse Saviano Abreu. “Temos centenas de colegas ainda no terreno”, acrescento­u.

 ??  ?? Com os líderes
Com os líderes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola