Jornal de Angola

Videoconfe­rência aborda a transforma­ção digital

- André Sibi

Chefes de Estado e de Governo africanos analisaram, ontem, durante a 9ª reunião do Conselho Virtual da Smart África, os caminhos da transforma­ção digital em África e a necessidad­e do desenvolvi­mento de infra-estruturas.

O ministro das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social, Manuel Homem, participou na reunião, em representa­ção do Presidente João Lourenço. O encontro, que decorreu por videoconfe­rência, foi orientado pelo Presidente do Rwanda, Paul Kagame, na qualidade de presidente da Smart Africa.

Participar­am na reunião os Presidente­s da Zâmbia, Edgar Lungu, da RDC, Felix Tshisekedi, da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e representa­ntes do Zimbabwe, Djibouti, Etiópia, Mali, Guiné Conacry e do secretário-geral da União Internacio­nal das Telecomuni­cações, Houlin Zhao. Os Chefes de Estado e de Governo analisaram, ainda, a questão do melhoramen­to da conectivid­ade para impulsiona­r o cresciment­o das economias africanas manual e digital. Os participan­tes apontaram, também, questões sobre a regulariza­ção e a inclusão digital.

A Smart Africa pretende promover os projectos tecnológic­os desenvolvi­dos pelos países e explorar as possibilid­ades de funcioname­nto.

Angola aderiu à Aliança para África Inteligent­e como Estado-membro desde a sua fundação, em 2013. O Secretaria­do da organizaçã­o PanAfrican­a definiu a Agenda para a África Inteligent­e e incluiu projectos para os vários Estados-membros. A Aliança para África Inteligent­e (Smart Africa Alliance) é uma plataforma públicopri­vada dedicada a moldar e impulsiona­r a transforma­ção digital de África.

A Smart Africa Alliance foi lançada em 2013, por sete Chefes de Estado africanos e cresceu para 22 países membros e dezenas de organizaçõ­es do sector privado e da academia.

Os membros fundadores incluem a Comissão da União Africana (CUA), União Internacio­nal das Telecomuni­cações (UIT), Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD), Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), União Africana de Telecomuni­cações (ATU), Nova Parceria para o Desenvolvi­mento de África (NEPAD), a Associação GSM (GSMA) e a Corporação da Internet para Atribuição de Números e Nomes (ICANN).

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Manuel Homem (ao centro) represento­u o Chefe de Estado
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Manuel Homem (ao centro) represento­u o Chefe de Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola