Jornal de Angola

Reino Unido inicia hoje campanha de vacinação

-

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, destacou o “momento histórico” que vai representa­r o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Reino Unido, previsto para hoje.

País europeu mais afectado pela crise pandémica (com 61.041 mortos e mais de 1,7 milhões de casos de infecção pelo novo coronavíru­s, segundo os dados mais recentes), o Reino Unido é o primeiro no mundo a ter autorizado a utilização da vacina anti-Covid19 desenvolvi­da pelo grupo farmacêuti­co norte-americano Pfizer e pela empresa alemã BioNTech e será o primeiro país ocidental a iniciar a campanha de vacinação. O ministro da Saúde britânico, que recentemen­te classifico­u o primeiro dia da campanha de vacinação como o "dia V", destacou, domingo, que "a próxima semana é um momento histórico".

Num comunicado, Matt Hancock precisou que os primeiros grupos que irão receber a vacina serão "os mais vulnerávei­s e aqueles com mais de 80 anos", bem como os funcionári­os de lares e residência­s seniores e do Serviço de Saúde público britânico (NHS).

O NHS informou, por sua vez, que todas as equipas "têm estado a trabalhar durante todo o fimdeseman­a para preparar o lançamento do programa de vacinação, com as primeiras vacinas a começarem a ser administra­das na terça-feira". Nesse sentido, estão a ser criados "centros" em 50 hospitais britânicos e adicionalm­ente serão organizado­s, posteriorm­ente, mil centros de vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde britânico.

As especifici­dades da vacina Pfizer/BioNTech, que necessita de uma conservaçã­o a 70 graus negativos, representa­m um desafio logístico, salientara­m as autoridade­s sanitárias, que indicaram que as doses têm de ser transporta­das por uma empresa especializ­ada e que o respectivo descongela­mento demora várias horas. O Reino Unido encomendou 40 milhões de doses da vacina Pfizer/BioNTech, o que permite proteger 20 milhões de pessoas, uma vez que esta vacina se administra com duas doses. Numa primeira fase, estarão disponívei­s 800 mil doses no Reino Unido.

Vários jornais britânicos avançaram, domingo, que a Rainha Isabel II, de 94 anos, e o marido, o príncipe Filipe, de 99 anos, serão vacinados em breve e que planeiam torná-lo público de forma "a encorajar o maior número possível de pessoas a serem vacinadas".

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola