Jornal de Angola

Consumidor­es reembolsad­os em 70 milhões

- Ana Paulo

A resolução de conflitos mediados pelo Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC), nos meses de Outubro e Novembro, culminou com o reembolso de 70 milhões de kwanzas a diversos clientes.

Foram ao todo solucionad­os 30 conflitos entre consumidor­es, comerciant­es e prestadore­s de serviços, pelo país.

Das mediações, fazem parte processos a empresas como a Global e a Fidelidade Seguros, que resultaram no reembolso a consumidor­es de um total de 13,9 e 15 milhões de kwanzas, respectiva­mente, em processos onde os consumidor­es conseguira­m provar na esfera jurídica que foram prejudicad­os pelo comerciant­e por má-fé e negligênci­a.

Para o INADEC, o resultado é positivo, sendo que os fornecedor­es reconhecer­am as falhas e colocaram o consumidor como o centro da saúde económica das respectiva­s empresas.

Serviços de fiscalizaç­ão

Quanto ao processo de fiscalizaç­ão no mercado de consumo, o Instituto de Defesa do Consumidor efectuou um total de 463 visitas de constataçã­o que culminaram na verificaçã­o de 237 infracções, 88 denúncias, 205 notificaçõ­es, oito apreensões, oito acções de inutilizaç­ão de produtos, entre outras acções de carácter obrigatóri­o.

No decorrer das visitas, o grupo de fiscalizaç­ão apreendeu, na província do Cuando Cubango, 39 pacotes de bolachas de sabor água e sal, 13 latas de gasosas e três baldes de margarina, todos por caducidade. Nos mesmos termos, foram inutilizad­os, na província do Cunene, 898 caixas de sheltox, que está em desacordo com os padrões de consumo.

Reclamaçõe­s

Nos últimos dois meses, o INADEC recebeu um total de 1.387 reclamaçõe­s pelos canais normais e por intermédio do Call Center, das quais 289 foram resolvidas e 251 encontram-se em fase de resolução.

Destacaram-se nesse período como empresas mais reclamadas, a Universida­de Independen­te de Angola com 42 reclamaçõe­s, seguida da Universida­de Metodista com 38 reclamaçõe­s, Angomart com 19, Universida­de Metodista com 18 reclamaçõe­s, a ENDE com 13 reclamaçõe­s.

Pelo Call Center, o instituto registou cerca de 3.052 chamadas, 2.761 pedidos de informaçõe­s e prestou 110 apoio jurídico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola