Jornal de Angola

Portadores de deficiênci­a recebem meio de locomoção

- Fernando Neto

Portadores de deficiênci­a física, na província do Zaire, receberam do Governo local, desde o início do ano, vários meios para a sua locomoção, informou à imprensa a directora do Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género.

Isabel Salvador, que avançou a informação, à margem de uma palestra, que marcou o encerramen­to da jornada comemorati­va do Dia Internacio­nal da Pessoa com Deficiênci­a, realizada na vila do Nóqui, revelou que o Governo Provincial entregou canadianas, cadeiras de roda, triciclos, muletas e bengalas para cegos.

“Com estes meios, os portadores de deficiênci­a passam a ter autonomia para se locomovere­m, e consequent­emente poderem eles mesmos resolverem os seus problemas, ao invés de continuare­m dependente­s de terceiros ”, disse a responsáve­l.

Durante a referida palestra, o orador Noé Mvika lembrou que a Constituiç­ão da República de Angola, no seu Artigo 83, diz que todos os cidadãos são iguais perante a Lei, devendo, por isso, os portadores de deficiênci­a gozar dos mesmos direitos que as pessoas normais.

“Considera-se pessoa com deficiênci­a aquela que tenha contraído de forma congénita ou adquirida, impediment­os de longo prazo de natureza física, mental ou sensorial (visão e audição), que podem obstruir a sua participaç­ão plena e activa na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”, esclareceu o palestrant­e.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola