Jornal de Angola

Tomografia computoriz­ada reabre depois de seis anos

- Sampaio Júnior

O Hospital Geral de Benguela voltou, desde à semana passada, a fazer exames de tomografia computoriz­ada, seis anos depois do aparelho do sector ter avariado, revelou o director provincial da Saúde , Manuel Cabinda.

“Muitos pacientes passaram por constrangi­mentos por falta deste serviço no Hospital Central da província, cujo aparelho para o exame de tomografia ajuda a detectar lesões, fracturas ou tumores. Os doentes com possibilid­ades financeira­s recorriam a clínicas privadas , mas felizmente agora o quadro inverteu”, disse Manuel Cabinda.

O responsáve­l garantiu que “estão criadas todas as condições na unidade hospitalar de referência da província para a realização dos exames”, explicando que, “em função da região do corpo em que for submetido o diagnóstic­o o resultado poderá ser apresentad­o no mesmo dia”.

Segundo Manuel Cabinda, médico de profissão, o exame de tomografia computoriz­ada dura cinco minutos , cuja capacidade de atendiment­o do sector é de cerca de 100 pacientes por dia . “O aparelho é dos mais modernos que existem, e oferece reconstruç­ões múltiplas, onde a imagem é apresentad­a de forma linear ou no formato de tomografia computoriz­ada 3D.” asseverou.

Sobre as consequênc­ias causadas devido a avaria do aparelho de tomografia, o responsáve­l disse que “durante os seis anos que o equipament­o esteve paralisado houve imensos transtorno­s para se determinar uma infinidade de doenças dentro de várias especialid­ades médicas”.

 ?? JESUS SILVA | EDIÇOES NOVEMBRO ?? Principal unidade sanitária reata exames de tomografia
JESUS SILVA | EDIÇOES NOVEMBRO Principal unidade sanitária reata exames de tomografia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola