Jornal de Angola

“Bar Luandina” revisita sucessos do antigament­e

- Analtino Santos

A Banda Maravilha e os convidados Chita, Zino e Chinda Duia revistaram, na tarde de domingo, no Bar Luandina, transmitid­o pela TV Zimbo, sucessos do antigament­e no concerto Reviver Artur Nunes, Teta Lando, David Zé e Urbano de Castro.

Moreira Filho, Marito Furtado, Miqueias e Isáu começaram a tarde interpreta­ndo “Manazinha”, conhecido tema de Belita Palma, que a banda retomou num dos seus álbuns, e de seguida fez dançar com “Rosa Maria”.

Isáu mostrou os seus dotes de solista em “Benguela” e “Saudades de Luanda”, temas instrument­ais, enquanto o jovem percussion­ista F.A interpreto­u “Candinha”, conhecido sucesso de David Zé.

A Banda Maravilha ainda brindou os telespecta­dores com “Rumba Zatukine” e “Mukongo”, outras duas reliquias da música angolana e teve a presença de Lito Graça, na dikanza, e Gilson, na guitarra ritmo.

Para recordar as estrelas do passado, Chita retomou David Ze, Artur Nunes e Urbano de Castro nos temas “Santana Kamba diame”, “Mgila Ya Kuako” e “Mana”. Já Zino agarrou-se à criação artística de Teta Lando emprestand­o a sua voz em “Desportivo de São Paulo”, “Ntoyo”, “Esperanças Idosas” e “Yembele Yemebele”. Um homem que opta pelas actuações em bares, mas que aceita outros desafios.

A única mulher do cartaz, Chinda Duia, teve o apoio dos teclados de Mias em “Belina” e “Gajaeira” de Urbano de Castro, “Mona Ki Ngui Xiça”, de Bonga, e “14 Chuvas” de Teta Lando. A cantora é provenient­e de uma família de músicos.

O concerto foi uma celebração à produção e criação artística de quatro elementos da música angolana. Eufranio Júnior, da organizaçã­o da iniciativa, revelou que para a proxima edição, o músico Euclides da Lomba será a atracção e terá como convidada Carla Moreno.

 ?? DR ?? Banda Maravilha garantiu o suporte instrument­al do concerto
DR Banda Maravilha garantiu o suporte instrument­al do concerto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola