Jornal de Angola

Voz e Violão em destaque no show “Live no Kubico”

- Analtino Santos

Quase uma centena de músicas preenchera­m o “Live do Kubico”, no último domingo, que optou por um formato diferente, voz e violão em Cantares da Terra, transmitid­o no Canal 1 da Televisão Pública de Angola (TPA) e nas redes sociais.

Kizua Gourgel, Legalize, Dando, França, Alexandra Bento, Freddy, Isáu Baptista, Sandra Cordeiro, Edna Ernesto, Júlio Silva, Aninhas, Rosa, Samantha, Zoca Zoca, Carliteira e Coral Fusão foram as marcações no palco da diversidad­e.

Kizua Gourgel, uma das principais referência­s da trova, fez uma homenagem ao seu pai Beto Gourgel, interpreta­ndo os temas “Canção de Amor” e “Jinjila ja Nvunda”. Durante a sua actuação ainda interpreto­u temas conhecidos nas vozes de Ruy Mingas, Waldemar Bastos e Bonga.

Legalize interpreto­u temas do Trio da Saudade, enquanto Dando e França ficaram em canções do centro-sul como “Ombela Koluvango”, do cancioneir­o ovimbundu, “Lonamba”, de Justino Handanga e “Namuleleno”, uma chianda Lunda.

Alexandra Bento e Fredy fizeram uma viagem que teve como ponto de partida Teta Lando, passando por Irmãos Almeida, Sabino Henda, Dom Kikas e culminaram em Puto Português, no tema “Tá Malé”. Isáu Baptista sem os companheir­os da Banda Maravilha mostrou o outro lado da sua actividade artística e da sua actuação, deu prioridade aos Irmãos Kafala em “Vakwé”, “Crucifixo” e “Renúncia Impossivel”, completou a sua passagem com temas de Tonito Fortunato e Filipe Mukenga.

Gari Sinedima e Sandra Cordeiro foram outras das vozes conhecidas que deixaram a sua marca com interpreta­ções de artistas que determinar­am as suas criações. Ainda passaram pelo palco Edna Ernesto e Júlio Silva que exploraram canções de Teta Lando, Gabriel Tchiema, Patrícia Faria, Bonga, Waldemar Bastos e Ricardo Lemvo.

Aninhas e Rosa, coristas da Banda Mozangola, foram chamadas para fazer um momento dedicado ao kizomba cantando alguns sucessos deste mediático estilo. Samanta deu voz ao momento hip hop recordando temas do SSP, Kalibrados, Phathar Mak e Yannick Afromam.

O kuduro não ficou de fora. A dupla Zoca Zoca e Carliteira represento­u este estilo musical que é a referência para muitos jovens.

O Coral Fusão do Proecto Independên­cia encerrou a live recriando “Velha Xica”, de Waldemar Bastos, assim como os clássicos populares “Humbi Humbi”, “Mbiri Mbiri” e “Muxima”.

 ?? DR ?? Kizua Gourgel fez uma homenagem ao pai no “Live no Kubico”
DR Kizua Gourgel fez uma homenagem ao pai no “Live no Kubico”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola