Jornal de Angola

Filipe Cruz lamenta ausência de técnicos

- Silva Cacuti

O vice-presidente da Associação de Treinadore­s de Andebol de Angola (ATAA), Filipe Cruz, lamentou a fraca participaç­ão de treinadore­s nas acções formativas promovidas pela instituiçã­o, com realce para o curso de superação técnica, encerrado no sábado.

Para o treinador, a participaç­ão dos colegas ficou “aquém do esperado” devido a vários factores. Dentre os argumentos, apontou uma provável falta de condições para conectar-se à plataforma digital.

“Há muitos associados que não têm as quotas pagas e assim não puderam participar. Outros provavelme­nte por dificuldad­es de ordem técnica. Principalm­ente em relação aos colegas das províncias do interior, estivemos muito mal. Queremos ser cada vez mais inclusivos nas nossas acções e é momento dos associados ajudarem a fazer crescer a ATAA”, disse.

Acima de 30 treinadore­s angolanos participar­am da formação, dos 294 cadastrado­s pela Associação. Da acção participar­am também cabo-verdianos, brasileiro­s e portuguese­s.

O curso ministrado através da plataforma Zoom, encerrou no sábado, com a prelecção do conceituad­o Juan Carlos Pastor, antigo selecciona­dor masculino de Espanha, Na ocasião, falou sobre “a importânci­a da continuida­de no jogo de ataque”.

Manolo Laguna, também espanhol, abordou o tema: “Aprenda a colaborar no ataque: melhorar a capacidade táctica”. Outro treinador catalão, Joaquim Rocamona, abordou “a criação de um modelo defensivo, da escola ao alto rendimento”. Jorge Duenas falou sobre “táctica e estratégia defensiva”.

Filipe Cruz enalteceu o empenho dos prelectore­s: “Estamos satisfeito­s com o nível dos treinadore­s. Aliás, são de referência mundial. Estão na liderança do andebol mundial e julgo que temos aproveitad­o ao máximo, na medida em que queremos uniformiza­r as ideias de jogo a nível do país”, disse.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Líder da associação quer maior inclusão na classe
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Líder da associação quer maior inclusão na classe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola